HMMC e Samu realizam capacitação de servidores da Saúde

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza cursos de capacitação em Emergências Clínicas, Basic Life Support (BLS) e capacitação em Assistência ao Trauma para toda a equipe de saúde do município.

As aulas acontecem no auditório do HMMC e têm com público-alvo auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros do hospital, além de servidores municipais e colaboradores de entidades de saúde contratadas pela administração municipal.

A capacitação teve início em dezembro do ano passado e segue até março. Ela foi divida em três etapas. A primeira, a BLS, foi ministrada pelo Samu ao longo de todo o mês de dezembro. 

A segunda fase, que está atualmente em andamento, aborda a capacitação em Emergências Clínicas. Ministrada pela enfermeira Eliana Cunha, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMMC, ela detalha como identificar e atender as emergências cardiovasculares, respiratórias, neurológicas, pediátricas, metabólicas e obstétricas.

Em março, última etapa do treinamento, a equipe do Samu, coordenada pelo enfermeiro Jefferson Oliveira, responsável pelo do NEP do serviço móvel de urgência, volta ao hospital para oferecer a capacitação em Assistência ao Trauma. 

As turmas que participam dos cursos foram formadas por grupos de, em média, 20 pessoas por dia. Todos os participantes recebem certificados.

Além da capacitação dos servidores municipais e profissionais da saúde de Mogi, os treinamentos ministrados no HMMC mostram a integração entre dois dos principais serviços do município: o Hospital Municipal e o Samu, ambos administrados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde