HMAR realiza doação para Fundação Rosa Mística

O Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR), localizado em Maceió (AL), doou 110 itens seminovos para a Fundação Rosa Mística, instituição que promove a recuperação de dependentes químicos no estado de Alagoas.

A doação foi firmada no dia 07/02, durante reunião com o José Lídio Nunes Lira, presidente da Cooperativa de Serviços de Médicos e Hospitalares de Maceió (MEDCOOP), Allan Gama, diretor Administrativo Financeiro da Pró-Saúde na Unidade, Thiago Torres, coordenador do Patrimônio, e José Leandro de Lima e Lindinalva Tenório de lima, fundadores da instituição.

A lista de itens doados contém computadores, geladeiras, estantes e condicionadores de ar, entre outros equipamentos que não serão mais utilizados no hospital e poderiam ser vendidos, trocados ou doados. Ao conhecer o trabalho realizado pela fundação, o HMAR optou por colaborar com o trabalho social desenvolvido no centro de recuperação.

A Fundação Rosa Mística é um centro de recuperação de dependentes químicos, localizada no município de União dos Palmares, que atende homens entre 18 a 65 anos. Tem capacidade para atender 80 homens e, atualmente, acolhe 60 dependentes químicos, a maioria oriundos de Maceió, além de receber homens vindos de cidades próximas como Ibateguara, São José da Laje, Santana do Mundaú, Murici e de cidades pernambucanas.
O período de recuperação geralmente é de seis meses. Após esse tempo, a fundação ainda acompanha na ressocialização dos acolhidos, pois o índice de recaída gira em torno de 50, embora se perceba que esses homens já não mais esboçam atos violentos, após a passagem pelo centro de recuperação.

Eles têm uma rotina rígida, que inclui três pilares de recuperação: espiritualidade, convivência e laborterapia (método psicoterápico em que se usa o trabalho, principalmente manual para afastar os malefícios da desocupação e da ociosidade).
Para José Leandro de Lima, fundador da Fundação Rosa Mística, “estar na fundação é uma oportunidade de mudança de vida, pois os conscientizamos através da espiritualidade, com leituras bíblicas, estimulando a convivência com respeito e a viver civilizadamente em harmonia. Eles saem com o coração sarado”, disse.

A Fundação Rosa Mística aceita doações de quem tiver interesse em ajudar o trabalho desenvolvido e necessita, principalmente, de peças de vestuário masculino, produtos de limpeza, de higiene e alimentos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde