Higienização das Mãos HRSP

Higienizar as mãos ainda é a principal medida de prevenção contra a Covid-19

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a higienização das mãos é considerada um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde, sendo bastante eficaz no combate a várias doenças, entre elas a Covid-19.

Nesta quarta-feira, 5, é lembrado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, lança campanha de conscientização sobre a importância de se lavar as mãos da forma correta.

A ação é promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o evento propõe atividades educativas voltadas aos pacientes e colaboradores, com objetivo de sensibilizar a todos sobre o compromisso da higienização das mãos. O intuito do evento também é tornar todos os participantes das atividades em pessoas que possam replicar as informações de prevenção.

Para Paulino Vieira, enfermeiro do SCIH do Regional do Sudeste do Pará, ressalta que as mãos são consideradas a principal via de contaminação, pois podem transferir, de uma superfície para outra, por meio do contato direto (pele com pele), ou indireto (pelo contato com objetos contaminados), diversos tipos de microrganismos, entre eles o novo coronavírus.

“Vamos conscientizar nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a necessidade da higienização das mãos com água e sabão, bem como sobre o uso do álcool gel 70%. Haverá demonstração da técnica adequada em todos os setores da unidade”, explica.

Conheça os sete passos para a higienização correta das mãos

1. Após aplicar a água e sabão, Inicie a assepsia com movimentos circulares: os dedos de uma mão friccionando a palma da outra;
2. Para higienizar as “costas” das mãos e a parte entre os dedos, entrelace as duas mãos;
3. Com as palmas juntas, como se estivesse rezando, repita o processo;
4. Para limpar as unhas, ponha as mãos em forma de concha e faça movimentos verticais uma na outra – enquanto uma sobe, a outra desce;
5. Mantenha a mão em forma de concha e faça movimentos circulares em uma palma – e vice-versa;
6. Utilize água corrente para remover o produto da sua pele – as bactérias vão junto;
7. Se possível, feche a torneira com uma toalha limpa ou lenço descartável.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. A unidade conta com atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde