Higiene das mãos: Hospital Yutaka Takeda promove ação de combate à sepse

Higienização das Mãos - HYT

Debates, apresentações e blitz educativas, visaram reforçar e conscientizar sobre os riscos da doença e a importância da identificação precoce dos casos

A sepse, popularmente conhecida como infecção generalizada, ocorre quando o corpo não responde de forma adequada a uma infecção, que se espalha no organismo, podendo levar à morte.

Em 2017, a doença foi incluída nas prioridades de saúde mundial, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão estima que 31 milhões de casos da doença são diagnosticados por ano, sendo 6 milhões dele fatais.

Para destacar a importância da identificação precoce da doença, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), realizou uma semana de ações educativas, voltada para o aprimoramento dos colaboradores da unidade.

A iniciativa, da Comissão de Prevenção e Tratamento de Sepse em conjunto com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), contou com palestras sobre as orientações do Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS) em relação ao tema, e blitz educativas nos setores do hospital, para reforçar a importância da higiene das mãos.

Por meio de debates, os profissionais da unidade também compartilharam materiais científicos à respeito da sepse. Para finalizar, foram apresentados trabalhos científicos realizados pelos colaboradores do nível assistencial.

Laiani Santos, enfermeira da unidade, destaca que a programação integra o projeto “Para a Sepse, salve vidas!” do HYT, voltado para a conscientização da importância de identificar precocemente os sintomas da infecção, fator essencial para a eficiência do tratamento.

O ciclo de treinamento resultou em uma nova conquista para a unidade, a implantação do Protocolo de Sepse Neonatal. A OMS estimula as instituições de saúde a instituírem protocolos para nortearem o diagnóstico e tratamento da doença.

“O Hospital Yutaka Takeda já tem implantando os protocolos de sepse adulto e sepse Infantil. Buscamos sempre a melhoria contínua dos nossos processos, para oferecer uma assistência segura e de qualidade aos nossos pacientes”, finaliza a enfermeira.

Qualidade assistencial

Construído pela Vale em 1986, o Hospital Yutaka Takeda é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

Durante a gestão da Pró-Saúde, a unidade conquistou a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no país, sendo a mais respeitada avaliadora do setor no Brasil.

A certificação reconhece que a unidade atinge padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedica aos pacientes, colocando o Yutaka Takeda entre as melhores práticas hospitalares do Brasil.

O hospital também foi a primeira unidade de saúde no país certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.