HEGV realiza treinamento contínuo de profissionais das UTIs

Com o objetivo de melhorar continuamente a qualificação dos profissionais do Serviço de Terapia Intensiva, o Programa de Educação Continuada do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) realiza ações de capacitação, semanalmente, incluindo teoria e prática, além de discussão de artigos científicos. Dentro desse programa de treinamento, há ainda um grupo de dez profissionais que fazem especialização em Medicina Intensiva, pela AMIB.

Dentre as atividades realizadas, há também a participação destes profissionais em três grandes estudos multicêntricos internacionais denominados “Fluídos”, “Art” e “Atlânticos”. O grupo também produziu um trabalho científico, aceito e apresentado no Congresso da SOTIERJ este ano. “Todo esse trabalho tem nos trazido resultados incríveis, doses grandes de motivação e muita vontade de continuar trabalhando cada vez mais por uma assistência ímpar e de referência”, destacou Giulliana Moralez, Coordenadora do Bloco Crítico da unidade.

Segundo Giulliana, a qualificação e treinamento do grupo de profissionais que atua em terapia intensiva são decisivos para que se alcance um bom desempenho assistencial. “A gente vem mantendo o quadro de atividades semanais com aulas teóricas e práticas à beira-leito há alguns meses. As atividades são organizadas, elaboradas e supervisionadas pelos médicos-rotina das UTIs e tem foco no aprimoramento das competências requeridas para o desempenho da especialidade”, explicou, acrescentando que como coordenadora se sente motivada pelo resultado que isso tem trazido – menor turnover da equipe, mais segurança na assistência e reconhecimento do HEGV como um Centro de Referência em Terapia Intensiva no Estado.

 De acordo com Giulliana, a unidade também recebe grupos de estudantes em medicina, o que, segundo ela, os torna diariamente responsáveis não só por muitas vidas, mas pela qualidade da formação de novos médicos. Ainda segundo ela, dentro desses grupos que passam obrigatoriamente pela unidade – por conta de convênio firmado com universidades -, alguns despertam interesse pela Terapia Intensiva e elegem a especialidade como norte para os primeiros passos na vida profissional. “Isso não é só gratificante, como projeta o HEGV como centro de referência na assistência e na formação médica em Terapia Intensiva”, ressaltou. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde