HEGV comemora o Dia do Farmacêutico com palestras de colaboradores e convidados

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, colaboradores do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), participaram de um evento no auditório, na sexta-feira, dia 19 de janeiro. O objetivo foi mostrar o trabalho deste profissional dentro de uma unidade hospitalar, com palestras alusivas ao tema.

A primeira palestrante convidada foi a farmacêutica Maria Lúcia Borges Soares, que traçou um paralelo entre a integração multidisciplinar e a melhoria da qualidade da gestão. “O farmacêutico permeia por vários setores dentro do hospital e é fundamental que ele esteja, cada vez mais, integrado com todas as equipes. Ele é um profissional de saúde que auxilia diretamente na melhoria da assistência”, afirmou.

Também participaram do evento: a farmacêutica responsável pela Farmácia Clínica do HEGV, Roberta Anjos, com o tópico “Fármacos x Nutrientes”; e o farmacêutico, mestre em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/Fiocruz e professor da graduação em Farmácia da UNIABEU, Lasaro Linhares Stephanelli, que dissertou sobre a “Estabilidade Físico-Química de Medicamentos: uma abordagem nos medicamentos utilizados em âmbito hospitalar”.

Para encerrar a manhã de palestras, Marcelo Pau Brasil, farmacêuticocoordenador de Farmácia Clínica e Hospitalar do HEGV, apresentou o tema “O Papel do Farmacêutico na Prevenção do Tromboembolismo Venoso”.  Ele citou que, em junho de 2017, este trabalho recebeu uma menção honrosa no XI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, em Brasília (DF). “Ficamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho. O farmacêutico clínico do HEGV trabalha à beira leito, entrevistando o paciente e preenchendo um formulário que ajuda a traçar a conduta correta, caso o enfermo apresente algum fator de risco de Trombose Venosa Profunda (TVP). O coordenador também aproveitou para agradecer e parabenizar toda a equipe.

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde