Hospital Oncológico Infantil

Grupos de voluntários presenteiam mães de crianças no Oncológico Infantil

Mães com filhos internados e as que fazem acompanhamento de filhos em serviços ambulatoriais no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, foram presenteadas, nesta sexta-feira, 7, com sapatilhas de lã, vasos com plantas ornamentais e outros brindes doados por grupos de voluntários que integram o Programa de Voluntariado da Pró-Saúde.

A entrega das sapatilhas foi ideia da voluntária Iranilde Siqueira, líder do Grupo “Mãos que ajudam”, formado somente por mulheres artesãs das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. O grupo foi criado no início de 2019 e atende especificamente a crianças que fazem tratamento oncológico.

Iranilde teve a ideia de tecer as sapatilhas depois de ter passado pela experiência de uma internação hospitalar, em 2017, acompanhando sua filha. Ela considera que a doação feita pelo seu grupo representa algo simples, mas com um significado especial. “Essa nossa entrega foi feita com muito amor, carinho e dedicação. É um afago para elas, porque estão numa difícil estada no hospital”, disse com os olhos cheios de lágrimas.

“Sei que para elas isso provoca a sensação de acolhimento, de cuidado. Essa foi nossa intenção; pensamos no bem-estar dessas mães, pois não é fácil para elas passaram por essa difícil luta com seus filhos no hospital”, observou.

A líder do grupo de voluntariado faz questão de dizer que as atividades desenvolvidas pelas mulheres, na grande maioria mães, segue continuamente o lema que norteia os trabalhos do grupo: “em cada ponto entrelaçado nos trabalhos realizados devemos sempre colocar amor e carinho”, revelou.

Ângela Maria Aires, da cidade de Pontas de Pedras, da Região do Arquipélago do Marajó, acompanha a filha Julia Gabriele, de 9 anos de idade, que há dois anos faz tratamento contra um câncer. Ela foi uma das mães que recebeu um vaso com uma planta. Não conteve a emoção e chorou com a demonstração singela de gesto de amor. “Achei linda essa homenagem e me emocionei bastante. Isso é um gesto que acalenta, porque a gente passa por tanta coisa! Mas quero aproveitar e desejar a todas as mães um lindo dia”, disse a mãe com a voz ainda meio trêmula.

O Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. As ações de voluntariado nos hospitais gerenciados entidade seguem o Manual do Voluntariado, que contém uma série de orientações para a implementação da atividade, reforçando direitos e deveres em acolher e ser acolhido, com base na Lei do Voluntariado, de 18 de fevereiro de 1998.

Foram apoiadores da ação no hospital o Instituto Áster, Grupos de Voluntários Anjos da Esperança, Grupo de Voluntários Mãos que Ajudam e Grupo da Igreja Adventista do 7º Dia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde