Ginástica laboral do Hospital Galileu desperta a importância da prática de exercícios físicos em seus colaboradores

Joana Correa Barros é colaboradora do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), trabalha na unidade há quase dois anos e foi no hospital, por meio da ginástica laboral, que  despertou para importância da prática de exercícios na manutenção da saúde. Joana conta que faz questão de participar das aulas, que acontecem todas as quintas-feiras e fazem parte do programa Qualidade de Vida da unidade. “Trabalho no Hospital Galileu desde sua inauguração, faço parte da segunda turma de colaboradores do apoio e desde então participo das programações que a instituição nos oferece. Faço questão de estar presente na ginástica laboral, pois me ajuda, anima e me dá mais disposição para dar continuidade aos meus trabalhos no decorrer do dia”, conta. Na semana passada, a aula aconteceu no hall de entrada do HPEG e os colaboradores se exercitaram ao som de Jack Johnson e,  dona Joana foi uma das mais animadas.

Os colaboradores das áreas de apoio costumam participar sempre da ginástica laboral e comentam sobre a rotina no HPEG e da importância de se praticar exercícios físicos no ambiente de trabalho. “O Hospital Galileu é uma grande família e nos momentos como os da ginástica laboral nos oferecem a oportunidade de aprender e ter ideia do quanto é importante manter hábitos saudáveis, entre eles, exercitar nosso corpo. Assim, mantemos nossa saúde física e mental', comentou a auxiliar de limpeza Cristiane Costa.

A prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho provoca nos envolvidos sensação de bem-estar e disposição, e também auxilia no combate a prevenção de doenças. Segundo a supervisora de Recursos Humanos, a psicóloga Léa Azevedo, a ginástica laboral é fundamental no programa Qualidade de Vida, que é voltado ao colaborador. “Por meio destes exercícios promovemos o movimento do corpo e estratégias de cuidado físico que visam proteger e minimizar os riscos osteomusculares, bem como os níveis de stress, por meio de exercícios físicos realizados no próprio ambiente de trabalho'.

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Público Estadual Galileu completa este ano, dois anos de funcionamento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde