Gesto solidário da Campanha de Natal da Pró-Saúde repercute em toda região metropolitana de São Paulo

Mais de 750 crianças atendidas em Centro de Educação Infantil gerenciados pela entidade filantrópica na capital receberam brinquedos novos, doados por colaboradores

A entrega de brinquedos que alegraram o fim de ano de crianças atendidas em quatro centros de educação infantil, na zona Leste da capital paulista, chamou a atenção.

A Campanha de Natal, realizada pela Pró-Saúde, entidade filantrópica responsável pela gestão das creches, repercutiu na mídia.

O telejornal SP1, da rede Globo, dedicou quatro minutos para compartilhar o gesto com os habitantes da região metropolitana.

O programa Primeiro Impacto, do SBT, também noticiou a entrega dos presentes. 

“Ficamos muito felizes em ver que gestos de solidariedade continuam prevalecendo nos corações das pessoas”, disse Dom Eurico dos Santos Veloso, presidente da Pró-Saúde.

Aos 86 anos de idade, ele fez questão de estar presente na entrega dos brinquedos para as crianças. Uma alegria para nós e, ao mesmo tempo, uma alegria para as crianças e para quem cuida delas nas creches, que fazem um trabalho humano e grandioso.”

“Compartilhar atitudes assim mostra que, embora às vezes não pareça, a bondade prevalece, um dos grandes exemplos deixados por Jesus”, acrescentou.

Com o tema “O sonho acontece com a sua doação”, a Campanha de Natal mobilizou colaboradores da Pró-Saúde, que realizaram as doações.

Os quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) gerenciados pela entidade atendem cerca de 750 crianças de zero a 5 anos de idade e estão localizados nos bairros Lageado, Jardim Eliane, Jardim Santa Rita e Jardim São Jorge.

A entrega aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro.

A instituição lembrou do legado deixado pela diretora executiva-geral Wanessa Portugal, que faleceu em janeiro deste ano.

“Ela adorava o trabalho realizado pela Pró-Saúde na gestão dos CEIs. Por isso, ampliou e fortaleceu as campanhas anuais, não apenas a de Natal, mas a Campanha do Agasalho”, lembra Regina Victorino, gerente de Filantropia da Instituição.

“Muitas vezes, o presente de Natal é o único que as crianças recebem durante o ano. No inverno, as doações de agasalho são uma ajuda importantíssima para as crianças e suas famílias”, acrescentou Regina.

Em um vídeo comovente gravado em 16 de junho do ano passado, Wanessa Portugal faz uma fala emocionante para os colaboradores das creches durante a entrega dos agasalhos.

“Cuidar de criança é cuidar de tudo”, ela disse. “A gente doa amor, carinho, solidariedade, conforto. O que fazemos de bom é a única coisa que a gente leva da vida.”

Para a campanha de Natal, cada CEI preparou atividades especiais protagonizadas pelas crianças, como dança, música e até apresentação em libras.

Também teve ambientes decorados com enfeites natalinos, simbolizando o afeto e a esperança em estímulo a própria educação.

A presença do Papai e da Mamãe Noel, ambos voluntários e muito esperados pelas crianças, comoveu, inclusive, os educadores que presenciaram a alegria e emoção dos pequenos.

Tradição solidária

Os quatro CEIs são gerenciados pela entidade desde 1998, por meio de convênio com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação.

“O Natal é um dos momentos mais aguardados do ano para as crianças. Além da beleza dos enfeites natalinos, a vontade de ganhar um presente do Papai Noel reúne os sentimentos de ansiedade e alegria, com esperança e o desejo de um brinquedo novo”, explicou a pedagoga e analista de Filantropia da Pró-Saúde, Tais Oliveira.

Segundo ela, os brinquedos possuem um importante papel pedagógico na vida das crianças e são essenciais para a saúde e o bem-estar, por promover o desenvolvimento de diversos fatores como criatividade, imaginação e autoconfiança; além de fortalecer as habilidades sociais, cognitivas e emocionais.

Os CEIs estão localizados em regiões carentes de São Paulo e, para algumas das crianças atendidas nas unidades, o brinquedo doado será o único presente neste Natal, como disse diretora do CEI Jardim Eliane, Michele Alves Bezerra.

“A ação é de grande importância para as nossas crianças, para as famílias e para a comunidade. Muitas nunca tiveram algo assim em datas anteriores. É a possibilidade de trazer um sorriso e demonstrar a solidariedade, tão importante em dias atuais”, afirmou.

Com mais de 50 anos de história, a Pró-Saúde também é uma das maiores gestoras de serviços hospitalares do país, com presença em 22 cidades e 12 Estados Brasileiros e com mais de 16 mil colaboradores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde