Gestantes recebem orientação sobre massagem indiana para bebês no HMIB

Pacientes internadas, acompanhantes e gestantes em acompanhamento ambulatorial participaram nesta quarta-feira, 27, da roda de conversa do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

O método é uma massagem indiana que ajuda no relaxamento do bebê, aumenta o vínculo com a mãe, os laços de afeto e cuidado. “A Shantala também traz benefícios a saúde como consciência corporal do bebê, melhora na circulação sanguínea e mínima os gases. É muito importante mostrarmos métodos alternativos para essa família porque ajuda na praticidade após o nascimento”, ressalta a terapeuta ocupacional do HMIB, Djesyane Vaz.

Rafael Silva participou da programação acompanhando a esposa gestante do terceiro filho do casal. Segundo ele, mesmo com as experiências anteriores a roda de conversa foi bastante esclarecedora. “Conheci muitas coisas novas que eu não sabia que existiam e não fiz com meus dois filhos. Agora vou poder colocar em prática com o nosso bebê que vai nascer”, afirma.

A paciente internada na Unidade, Paloma Souza, também assistiu as palestras e pôde tirar suas dúvidas. Grávida de 36 semanas do primeiro filho, todas as informações repassadas foram novidades importantes. “Sou da cidade do Moju e nunca tinha participado de nada parecido, é bem diferente como somos tratados aqui. Eu, sendo mãe de primeira viagem, aprendi muitas coisas. Foi um diferencial participar”, reitera.

Durante a ação foram explanados assuntos sobre a orientação do parto, o empoderamento da mulher durante esse momento especial, a lei do acompanhante, cuidados humanizados com a família desde as consultas do pré-natal até o pós-parto e esclarecimento de dúvidas das participantes.

A roda de conversa para gestante é realizada mensalmente no Hospital Materno-Infantil. O objetivo principal desse momento é oferecer um espaço de diálogo, momento de instrução e troca de experiências sobre gestação, saúde da mulher e cuidados com o bebê.

Sobre o HMIB

O HMIB está localizado na cidade de Barcarena, cerca de 114 quilômetros de distância de Belém (PA). A Unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Pará, e atende média e alta complexidades.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém-nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção. Sua abrangência inclui nove municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará e Oeiras do Pará.