Festa Junina do Caps AD promove integração entre família e serviço

Com bandeirinhas e balões, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, realizou sua Festa Junina nesta sexta-feira (28).

O evento, que reuniu cerca de 80 pessoas entre pacientes, familiares e colaboradores, complementa o atendimento oferecido pelo serviço. Toda a decoração da festa foi produzida pelos pacientes durante as oficinas terapêuticas promovidas pelo Centro, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Inaugurado em janeiro, o serviço realizou mais de 10 mil atendimentos até o mês de maio.

Para a gerente do Caps AD, Elvira Zocal, a Festa Junina colabora no tratamento oferecido e ajuda a humanizar o serviço. “Um ponto importante do evento é o envolvimento da família. É um dia em que elas podem conhecer o espaço, a equipe e o atendimento prestado. Isso é essencial para a recuperação do paciente, já que há uma integração entre todas as partes”, destacou. A festa contou com barracas de comidas típicas, brincadeiras e bingo. “É importante ressaltar que toda a decoração foi produzida pelos pacientes durante as oficinas terapêuticas, isso auxilia no tratamento”, acrescentou.

O Caps AD de Mogi atende pessoas com idade a partir de 16 anos, de ambos os sexos. A unidade atua de forma interdisciplinar, com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, além de equipe de enfermagem e oficineiros, prestando atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, com foco naquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Desde que foi inaugurado, em 7 de janeiro deste ano, até o dia 31 de maio, foram realizados 2.874 atendimentos de enfermagem, 2.406 sessões com psicólogos, 1.033 com assistentes sociais, 2.236 atendimentos em oficinas, 1.436 consultas com psiquiatras e 82 atendimentos farmacêuticos. O Caps AD de Mogi funciona na rua Julio Mobaid, 61, na Vila São Francisco.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde