Farmacêuticos do Hospital São Luiz produzem álcool em gel

Unindo-se a outras instituições, o Hospital vê nas parcerias uma alternativa para solucionar a crise da falta do produto no mercado.

Em parceria com a Faculdade do Pantanal (FAPAN), farmacêuticos do Hospital São Luiz, unidade própria da Pró-Saúde em Cáceres-MT, estão produzindo álcool em gel, para suprir as necessidades da Instituição.

Diante da pandemia do novo coronavírus, o álcool em gel tem virado item raro em distribuidoras, supermercados e farmácias do país. Com o sumiço do produto, mesmo as instituições de saúde tem tido dificuldades para encontrar os suprimentos, o que torna necessário inovar e ir atrás de soluções.

Recentemente, o Hospital São Luiz recebeu uma doação de 500 litros de álcool etílico da COPERB (Destilaria Novo Milênio), então os profissionais de farmácia do hospital tomaram a iniciativa de produzir o próprio álcool em gel e buscaram parceria com a Faculdade do Pantanal, a FAPAN, que cedeu o laboratório e também equipe de apoio, com professor e alunos do curso de Farmácia da faculdade.

“O etanol foi doado para nós e então acertamos a graduação alcoólica para 70%, que é o ideal para o combate ao coronavírus”, afirma a supervisora de farmácia do HSL, Jucilene Mansueta, que se reveza com as outras farmacêuticas da equipe para manter a produção. Em média, elas tem conseguido produzir 100 litros de álcool em gel, por semana.

O etanol com 70% de concentração é misturado a uma substância química para ganhar consistência, matéria prima que foi cedida pela Fapan. O farmacêutico Bruno Thiago Pessoa, professor da faculdade, conta que o maior objetivo é agregar valor nessa frente de combate ao Covid-19. “Nós da Fapan, como Instituição de Ensino Superior, não estamos à frente do cuidado com os pacientes, mas vimos na parceria uma forma de ajudar o Hospital São Luiz também.”

A união de esforços dos setores público e privado, organizações, indivíduos interessados em ajudar, tem formado uma rede de apoio para a instituição no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “Vivemos um momento difícil, aqui e em todo mundo, diante da pandemia da Covid-19, a iniciativa vinda dos mais variados setores da sociedade é de uma admirável demonstração de solidariedade e união”, afirma o Diretor Hospitalar Jean Cleber Spricigo.

O Hospital São Luiz é uma unidade própria da Pró-Saúde, instituição presente em todo o país e com mais de 50 anos na área de gestão hospitalar. Fundado em 1938, é referência para 22 municípios da Região Oeste do Estado de Mato Grosso e também recebe pacientes do país vizinho, como a Bolívia.

Ampliar fonte
Contraste