Hospital de Campanha do Hangar

Famílias de 28 pacientes celebram a recuperação no dia de maior número de altas no Hospital de Campanha em Belém

A unidade instalada pelo Governo do Pará se aproxima dos 5 mil atendimentos

A semana começou com a esperança de dias melhores para 28 pacientes que se recuperam da Covid-19 no Hospital de Campanha do Hangar, localizado em Belém.

O expressivo número de altas médicas foi alcançado pela primeira vez na unidade nesta segunda-feira, 15. O hospital, instalado pelo Governo do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde, está próximo dos 5 mil atendimentos com mais de 3 mil pacientes recuperados.

Entre os recuperados da doença, Dorivaldo Costa Barcelos, de 71 anos, morador do município de Benevides, ficou oito dias internado. Ele foi aguardado pela esposa Maria do Socorro Piedade, juntos há 38 anos.

“Estou muito feliz por ele sair daqui curado. Agradeço, principalmente, a Deus. Estou aqui de braços abertos. Ele é meu companheiro”, diz emocionada.

No caso de Marlinda Santos Conceição, 58 anos, com origem no munícipio de Moju, no Nordeste do Pará, a internação durou menos de uma semana no Hospital de Campanha. Ela foi recebida por David Lobato dos Santos, o filho mais velho.

“Estou muito satisfeita em poder abraçar meu filho”, responde Marlinda, agradecendo aos céus. Doméstica e mãe de cinco filhos, ela faz um forte apelo. “Meus irmãos, por favor, se protejam. Essa doença não é brincadeira”, ressalta.

O Hospital de Campanha do Hangar é a maior unidade hospitalar do Estado dedicada ao tratamento da Covid-19. Ao todo, 4.743 pacientes já foram atendidos, sendo 261 transferidos, 3084 que receberam alta e 1.079 foram a óbito.

“Muitos desses pacientes estavam na UTI, outros na enfermaria, mas cada alta é uma vitória das equipes que se dedicaram pelo bem-estar dos pacientes. Estamos lutando e ver esses pacientes voltando para as suas casas nos dá muita satisfação”, comenta Bárbara Freire, diretora técnica do Hospital de Campanha.

A profissional reforça que apesar da celebração pelas altas é importante manter o cuidado. “A população precisa entender que essa é uma doença muito séria, que age de forma muito rápida e tem efeitos graves. Devemos manter os cuidados com a higiene das mães, máscaras e isolamento social”, reforça.

Morador de Ananindeua, Madson Souza, de 49 anos, passou 15 dias internado. Pai de dois filhos, o auxiliar administrativo lutava com um quadro de pneumonia. No reencontro com o filho mais velho, ele fez questão de agradecer por estar vivo. “Não tem outra forma de agradecer. É gratidão a palavra certa. Peço a Deus muita luz e saúde a todos os profissionais envolvidos neste cuidado. Gratidão”, conclui.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde