Espera humanizada no Hospital Regional de Marabá incentiva a promoção da saúde

No Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), de segunda a sexta, são realizados cerca de 1.230 atendimentos no Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia. Para tornar mais amena a espera pelo exame, semanalmente, a unidade aproveita esse momento para alertar os usuários ambulatoriais sobre prevenção de doenças e hábitos saudáveis. A iniciativa faz parte do projeto ''Saúde com Educação e Humanização''. Em janeiro, os usuários foram orientados sobre os perigos da automedicação, prevenção da hanseníase e combate ao mosquito Aedes aegypti

Nesta quarta-feira, 24/1, dona Maria da Conceição Santos, de 49 anos, participou do bate-papo sobre os riscos provocados pelo uso de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas. O alerta foi dado pelo farmacêutico Leonardo Mendes, que comentou sobre os prejuízos da automedicação e o correto armazenamento e descarte dos remédios. 

''Eu gostei da palestra, da dica que ele deu sobre não tirar o remédio da caixa, porque é lá que tem a data da validade. Se jogar fora, como é que a gente vai saber se ainda serve ou não? É importante o hospital falar disso para os pacientes. Remédio é coisa séria'', disse a dona de casa. 

Orientações

Público e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Marabá também incentiva o autocuidado nas comunidades do entorno da unidade. Essas ações são realizadas periodicamente por meio dos projetos ''Saúde nas Escolas'' e ''Hospital Regional Amigo da Comunidade''. 

De acordo com o diretor-geral do HRSP, Valdemir Girato, a promoção da saúde da população é um dos compromissos da Pró-Saúde na região. ''Além da oferta de atendimento de média e alta complexidades, a instituição também contribui para a promoção da saúde e prevenção de doenças, a fim de que as famílias tenham mais qualidade de vida e possam usufruir disso'', afirmou o gestor.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde