Equipe do Hurso realiza curso de capacitação

O Hospital de Urgência da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), está realizando a capacitação da equipe assistencial com foco na prevenção e cuidados aos pacientes em risco de Tromboembolismo Venoso e Trombose Venosa Profunda, conhecidos como TEV e TVP, respectivamente. A capacitação está sendo realizada por meio de variados treinamentos, realizados no auditório do Hurso. De acordo com a gerente do NQSP, Thaisa Afonso, o treinamento oferece diversos resultados positivos. “Poderemos evidenciar melhorias com foco na segurança do paciente, na prevenção de danos aos pacientes, entre outros resultados”.

O último evento aconteceu dia 17/09/15, com o tema “Profilaxia do TEV” e foi realizado para a equipe médica com foco na aplicação do Fluxograma de Detecção dos Fatores de Risco e Perfil do Risco do Paciente. O palestrante foi o médico Eduardo Sad, que é coordenador do CTI do Hospital Luxemburgo, intensivista e clínico do Hospital Felício Rocho e Fellow do American College of Chest Physicians.

Entre os aspectos abordados pelo Dr. Sad, destaque para a epidemiologia do TEV, como a Tromboembolia pulmonar (TEP) – um dos componentes da TEV – e como seus estudos são raros no Brasil. Dados apresentados pelo próprio palestrante mostram a importância da discussão sobre o assunto, pois, na população brasileira, estima-se uma prevalência de TEV de 0,6 casos por 1.000 hab/ano. E ainda que pelo SUS, são 28 mil internações por ano em consequência do tromboembolismo venoso, com falecimento de 4.247 pacientes.