Em Parauapebas, Hospital Yutaka Takeda recebe visita da imagem de Nossa Senhora e do Santíssimo

No último final de semana, 28 e 29/3, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, recebeu duas visitas muito especiais, a imagens de Nossa Senhora de Nazaré e do Santíssimo. O translado realizado pela Igreja da Serra dos Carajás, na área externa unidade, levou fé e esperança aos colaboradores, pacientes e acompanhantes.

“Neste momento de tensão vivido por toda humanidade e, principalmente, pelos profissionais de saúde, causada pela pandemia do novo coronavírus, devemos renovar a fé e estarmos em paz”, frisou Marcos Silveira, diretor Hospitalar do Yutaka Takeda. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de meio século na área de gestão em saúde.

A romaria percorreu diversos pontos da Serra e encerrou em frente ao hospital. Na ocasião, o Padre Cosme Ferreira, abençoou a unidade hospitalar e os profissionais. “Que o Senhor possa estar sempre nesse hospital e em cada colaborador e na equipe médica”, declarou.

Para o representante da Pastoral da Saúde do Hospital Yutaka Takeda, Romerson Monard, essas ações religiosas renovam a fé em períodos de doença. “Essa iniciativa da igreja recebemos de braços abertos, pois leva conforto e tranquilidade ao enfermo e reforça o sentimento de empatia pela dor do outro, já que o hospital é um ambiente que expõe a fragilidade do ser humano”, disse.

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde desde 1997. A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado em Excelência – Nível 3, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.