Artigo – Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

Nesta terça-feira, 28 de maio, são celebradas duas importantes datas voltadas para a mulher, o Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

A primeira data foi definida em 1984 na Holanda, no Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, quando houve uma intensificação na discussão acerca da mortalidade materna. Tema que, mais tarde, deu origem a data nacional, durante o V Encontro Internacional Mulher e Saúde, realizado na Costa Rica. O objetivo é propor uma temática a cada ano para discussão e desenvolvimento de ações para prevenir mortes maternas evitáveis.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), todos os dias, aproximadamente, 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gestação e ao parto no mundo. Além disso, os índices são maiores entre mulheres que vivem em áreas rurais e comunidades mais pobres.

Cuidados antes, durante e após o parto podem salvar a vida de mulheres e recém-nascidos. Inaugurado em outubro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turann, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, é um agente relevante na promoção da saúde da mulher e diretamente ligado à prevenção da mortalidade materna. Com abrangência de 11 municípios do Baixo Tocantins, a unidade é uma importante referência no atendimento de alta complexidade, levando um serviço de qualidade a mulheres, gestantes e recém-nascidos.

As principais complicações, que representam quase 75% das mortes maternas, são a hipertensão, hemorragias graves, infecções e complicações no parto. Ainda de acordo com a OPAS, a maioria das mortes maternas é evitável. O HMIB atua desde a sua concepção na redução da mortalidade no Pará.

Desde sua abertura, o hospital já registrou 569 nascimentos, sem nenhum óbito materno. A unidade possui perfil de atendimento para gestação de alto risco e, com infraestrutura e gestão diferenciada, têm conseguido cumprir seu papel tão importante na região.

Um outro passo importante é a perspectiva de implantação do Fórum Perinatal do Baixo Tocantins, que irá apoiar a discussão desta temática e disseminação das boas práticas e protocolos, que proporcionem aos municípios resultados expressivos na redução deste indicador.

Em relação aos casos de câncer, de acordo com dados estaduais, em 2018 foram registrados 321 óbitos de mulheres em decorrência do Câncer de Colo uterino, e 297 óbitos por Câncer de Mama no Estado do Pará. Números como esses nos fazem refletir o quanto devemos, cada vez mais, cuidar de nossa saúde de modo preventivo, a fim de detectar de forma precoce estas doenças, elevando as chances de cura.

Somente em 2019, até o momento, o HMIB já realizou 897 mamografias, o que salienta a grande importância deste serviço de saúde para a população, além de 427 exames de ultrassom, 35 colposcopias, 5 biópsias de mama e 45 cirurgias ginecológicas de média e alta complexidades, as quais devolveram qualidade de vida para as mulheres operadas.

Neste contexto, o HMIB detém a grande missão de apoiar a redução do número de casos de câncer de mama e colo de útero, mortes maternas e outras doenças relacionadas a saúde da mulher, em uma região distante e com poucos recursos.

Por Stéphanie Karenn Valdivia Mengarda, Diretora Hospitalar do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turann, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde