Dia Mundial do AVC: Regional de Marabá orienta sobre os sintomas e prevenção da doença

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 6 segundos alguém sofre com a doença no mundo

Neste sábado, 29 de outubro, é o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 6 segundos alguém sofre com a doença no mundo.

Para lembrar a data, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realizou nesta quinta-feira (27), em Marabá, palestras educativas para alertar pacientes, acompanhantes e colaboradores, sobre os fatores de risco, reabilitação e prevenção da doença.

Ministradas pelo neurocirurgião Marcio Costa, que atua na unidade pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, a iniciativa faz parte da mobilização anual do hospital sobre o AVC.

“Alteração da fala, sensibilidade, perda visual, desequilíbrio, tontura, fraqueza de um lado do corpo, dores de cabeça fortes e persistentes, dificuldades para engolir, desvio de rima labial (sorriso torto), estão entre os principais sintomas” explica o médico.

O especialista destaca, que o AVC é uma condição que ocorre quando a circulação de sangue para o cérebro é interrompida de alguma forma, impedindo que o órgão obtenha nutrientes e oxigênio.

” Os principais tipos de AVC são o isquêmico, que ocorre quando há a obstrução de uma artéria cerebral, interrompendo o fluxo de sangue; e o hemorrágico, o mais grave, que surge quando um vaso sanguíneo se rompe espontaneamente, causando um sangramento dentro do tecido cerebral”, ressalta.

O médico aponta como fatores de risco a hipertensão, colesterol alto, obesidade, diabetes tipo 2 e tabagismo. Há também fatores relacionados a hábitos não saudáveis, além de inflamações nos vasos sanguíneos e distúrbios de coagulação do sangue, como a hemofilia.

Rainara Fernandes, assistente de diretoria no Regional de Marabá, avalia que ações de conscientização como essa, contribuem para que a busca por atendimento médico seja realizada mais rápido, aumentando as chances de recuperação.

“O AVC é uma doença que a cada ano vem matando mais pessoas em nosso país, saber identificar os sintomas da doença e seus fatores de risco, auxilia na prevenção e no bem-estar de toda sociedade”, destaca a colaboradora.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios no interior do Pará.

Conheça 5 atitudes para prevenir o AVC:

  • Controle sua pressão arterial e sua Glicemia, isso diminui os riscos da doença;
  • Cuide do seu coração. Se você possui problemas cardíacos, como arritmias, por exemplo, é preciso fazer acompanhamento regularmente para diminuir o risco de AVC;
  • Não fume e não use drogas. Estudos mostram que o tabaco favorece consideravelmente as chances de um AVC. As drogas ilícitas, como a cocaína, alteram drasticamente o fluxo sanguíneo no organismo, podendo provocar a doença;
  • Pratique exercícios. O exercício contribui para o controle da pressão arterial, melhora as taxas de colesterol e glicose, além de melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse. A prática regular de exercícios aeróbicos, está diretamente ligada à redução do risco de ter AVC;
  • Tenha uma alimentação equilibrada. É essencial reduzir o consumo de açúcar, gorduras, sal e bebidas alcoólicas, assim como do sódio, que pode contribuir para o aumento da pressão arterial.
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde