Dia Mundial da Sepse é comemorado no Hurso

O dia 13 de setembro é marcado na saúde como Dia Mundial da Sepse, e neste ano a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) lançou a Campanha de Prevenção da Infecção na UTI. Com esta sugestão, o Hospital de Urgência da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO), através de seu Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizou palestra e dinâmica para frisar os cuidados e a prevenção da infecção em todas as áreas.

A palestra foi realizada pelo infectologista Hélio Ranes Menezes Filho, que iniciou a reunião lembrando a todos que de acordo com o Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS) a cada segundo morre uma pessoa de sepse no Mundo. Por isso ele deixou claro que todos os profissionais precisam ter o mesmo foco. “A equipe multiprofissional tem que estar focada em conjunto no cuidado e atenção dado ao paciente, com intuito de diagnosticar Sepse precocemente e iniciar o tratamento indicado o mais rápido possível”, explicou.

Portanto foram repassados os protocolos para prevenir e identificar os casos, e finalmente em situação de infecção, quais as necessidades a serem tomadas quanto ao seu atendimento e tratamento. Para a supervisora do SCIH, Max Suelen Luiz Santana, é sempre importante falar sobre o diagnóstico para Sepse. “O cuidado com a Sepse precisa ser constante pois basta um erro para criar uma situação ruim e deixar em queda todo o tratamento realizado até o momento”, descreveu ela. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde