Dia Mundial da Saúde: Regional de Marabá promove palestras educativas sobre descarte correto de medicamentos

Nesta quinta-feira, 7 de Abril, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realizará palestras educativas do projeto “Descartômetro”, que visa conscientizar colaboradores e pacientes sobre o descarte correto de medicamentos.

A unidade, que pertencente ao Governo do Pará e é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, desenvolve há mais de dois anos o projeto, que disponibiliza pontos de coleta para que seus usuários possam se desfazer de remédios vencidos, alterados ou não utilizados, evitando assim o despejo incorreto no meio ambiente.

A iniciativa é da Comissão de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (CGRSS) da unidade, que atua regularmente no monitoramento e orientação para que, de forma segura, todos os tipos de resíduos gerados diariamente dentro da instituição recebam a destinação correta.

Segundo Izailson Alves, gerente de Apoio do HRSP, o descarte incorreto de medicamentos é prejudicial ao meio ambiente, podendo contaminar o solo e até mesmo os lençóis freáticos e a água.

“As palestras educativas serão realizadas nas recepções e corredores para orientar pacientes e colaboradores sobre a destinação adequada dos medicamentos que não serão mais utilizados, minimizando os impactos ambientais que ocorrem com o descarte inadequado de fármacos e substâncias presentes nos remédios” explica Izailson.

Os usuários e colaboradores do Hospital Regional podem depositar os medicamentos em uma urna com identificação do projeto, posicionada na recepção principal da instituição. Os demais interessados podem entregar os itens na portaria da unidade, que realizará o descarte adequado.

De acordo com Valdemir Girato, diretor Hospitalar da unidade, após o descarte nos pontos de coleta do HRSP, uma empresa especializada recolhe mensalmente o resíduo e dá a destinação correta aos medicamentos.

“Desde o início do projeto, há mais de dois anos, já recolhemos aproximadamente 400 quilos de medicamentos que seriam descartados na natureza”, ressalta o diretor.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado todos os anos em 7 de abril, para lembrar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

A cada ano é escolhido um tema que destaca uma área de preocupação prioritária para a OMS, e o escolhido para 2022 é “Nosso Planeta, Nossa Saúde”.

Hospital Verde

Por três anos consecutivos (2018, 2019 e 2020), o Regional do Sudeste do Pará recebeu da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, menções honrosas por boas práticas sustentáveis, que vem contribuindo para garantir o bem-estar das gerações futuras.

Dentre as ações reconhecidas estão as medidas para redução das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Um dos projetos consiste na utilização de gás ecológico (R410A), que não possui CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias prejudiciais à saúde e ao ecossistema.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde