UPA Zona Leste

Dia Mundial da Higienização das Mãos: UPA Zona Leste realiza ações para fortalecer as práticas de segurança entre profissionais da saúde

Ação educativa também premiará o melhor vídeo sobre o tema; prática correta de higienização pode evitar diversas doenças, entre elas a Covid-19

Celebrado nesta quarta-feira (5/5), o Dia Mundial de Higienização das Mãos foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, durante o surto global de gripe suína e ganha evidência novamente com a pandemia da Covid-19, já que se trata de uma das principais formas de prevenção de infecções.

 

Mesmo entre as pessoas que já se vacinaram, as boas práticas de higiene das mãos, aliadas ao distanciamento social e ao uso de máscara, são fundamentais para evitar a propagação do vírus. Por este motivo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, em Santos (SP), está realizando durante toda semana, uma campanha voltada para o público interno.    

 

Entre as ações promovidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), está o concurso “Higienizar as mãos faz bem”, onde os profissionais da unidade foram convidados a gravar um vídeo de até 30 segundos, reforçando os cuidados para evitar contaminações. O resultado será publicado nas redes sociais da Pró-Saúde, gestora da unidade.  

 

Inaugurada como hospital de campanha, em abril do ano passado, a UPA Zona Leste é referência de atendimento em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia, com uma área reservada exclusivamente para atendimento de pacientes com sintomas gripais.

 

“É de extrema importância que as equipes se envolvam e participem ativamente desse processo, para reforçar uma medida simples, como a higienização das mãos, pois ela salva vidas”, destaca a idealizadora do projeto, enfermeira do SCIH e do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente, Lilian Morais. 

 

A profissional ressalta que, por mais que os índices de infecção hospitalar da unidade estejam abaixo da média brasileira, sempre é válido reforçar os cuidados. “Aqui nós trabalhamos com as práticas de segurança do paciente constantemente e a higienização das mãos é uma delas. Já estamos acima da meta de redução que estipulamos e campanhas como essa são essenciais”, ressalta a enfermeira. 

 

Além do concurso, a unidade também terá estandes com orientações sobre o tema, convocando três colaboradores por vez, para evitar aglomerações.

 

Segundos que salvam vidas

 

Neste ano, a OMS traz para a campanha global o slogan “Segundos salvam vidas — lave suas mãos!”. Mesmo que leve um pouco mais de tempo, a higienização correta das mãos é uma maneira muito efetiva de conter o avanço de vários micro-organismos, não só do coronavírus. Acompanhe abaixo o passo a passo para higienizar as mãos corretamente:


– O processo deve durar entre 20 e 30 segundos com álcool em gel, ou 40 a 60 segundos se for com água e sabão;

– Para iniciar, você deve pegar o sabonete ou álcool e colocar na palma da mão. Depois, é preciso esfregá-lo por toda a mão;

– O primeiro passo é esfregar as palmas. Depois, passar o sabão entre a palma e a parte posterior, e esfregar entre os dedos;

– Com uma mão fechada, faça movimentos circulares nos polegares opostos.

– Em seguida, junte todas as unhas de uma mão e esfregue com movimentos circulares por toda a palma oposta;

– Por fim, una a outra parte dos dedos das duas mãos e as movimente em ziguezague;

– Passe as mãos por todo o punho e retire o sabão;

– Atenção! Para fechar a torneira, use o cotovelo!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde