Dia Mundial da Alimentação: a importância da alimentação em ambientes hospitalares

Refeições saudáveis e atrativas do Hospital Público Galileu auxiliam na recuperação de pacientes

A gastronomia hospitalar tem como desafio conciliar a prescrição dietética, restrições alimentares e também o gosto pessoal de cada pacientes. No Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Belém, é desenvolvido um trabalho específico voltado à alimentação saudável e de forma atrativa.

A engenharia gastronômica do Hospital prioriza refeições balanceadas que auxiliam diretamente na recuperação dos pacientes.

Para Lúcia do Socorro, que está internada no hospital há mais de um mês, os alimentos servidos atendem todas as suas necessidades. “Desde que estou aqui, tenho o acompanhamento de nutricionistas. Como estou fazendo o uso de medicamentos fortes, em alguns momentos, acabo ficando enjoada. E, mesmo assim, consigo me alimentar pois é tudo muito gostoso”, disse.

O nutricionista do HPEG, Thiago Silva, explica que o retorno dado pelos usuários sobre as refeições recebe atenção especial de um conjunto de profissionais da Unidade, pois a dieta individualizada impacta diretamente no processo de recuperação do paciente. O processo de preparo da alimentação dos pacientes é discutido, no início de cada mês, levando em consideração as orientações médicas, sabores regionais e propriedades medicinais dos temperos e alimentos.

“Iniciamos o processo de elaboração das dietas com o planejamento do cardápio, levando em consideração o perfil da nossa população atendida. Além disso, é necessário que a dieta tenha sempre o equilíbrio entre os nutrientes e que sejam preparados de forma correta”, explica o nutricionista.

**Processamento**

A etapa feita após o planejamento é a compra dos alimentos junto aos fornecedores. Nela, existe uma escolha rigorosa dos ingredientes que serão adquiridos e o cumprimento das normas de vigilância sanitária. Todos os alimentos passam por uma filtragem.

Já no processo de produção, são desempenhados critérios de segurança. “Seguimos rigorosamente o processo de controle de temperatura do alimento, higienização das mãos, equipamentos e hortifrútis. Além disso, existe uma triagem nutricional feita com o usuário para definir o que ele poderá ou não comer durante sua internação”, ressalta Thiago.

**Selo Green Kitchen**

Em 2016, o HPEG recebeu o selo de aprovação Green Kitchen, certificação que reconhece restaurantes e serviços de alimentação promovido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM). Além da qualidade dos alimentos, o hospital também demonstra uma grande preocupação com a produção sustentável e o destino adequado dos restos alimentares. Após uma avaliação padrão de 49 questões relacionadas a alimentação saudável, sustentabilidade e ambientação natural, a certificação foi renovada.

“O Selo reconhece nossos esforços em buscar para nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes, práticas que estimulam uma alimentação mais saudável e processos sustentáveis. Esta é mais uma ação que reflete os princípios institucionais praticados no Hospital Galileu junto à comunidade e o meio ambiente”, diz a diretora Hospitalar, Stéphanie Valdívia.

Sobre o HPEG

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende média e alta complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital, localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde