Dia Internacional da Mulher no HYT

Dia Internacional da Mulher: Hospital Yutaka Takeda entrega cestas básicas e kits de higiene em Parauapebas

A solidariedade marcou a semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher no Hospital Yutaka Takeda (HYT). A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), por meio da Comissão de Humanização, iniciou uma campanha de arrecadação de itens em prol das mulheres que sofrem violência doméstica.

A Comissão de Humanização do HYT arrecadou cerca de 130 quilos de alimentos e 16 kits de higiene básica. A doação contou ainda com um um kit básico para crianças e bebês, como fraldas, lenços umedecidos, sabonete liquido, roupinhas, itens para berço e cobertor.

Segundo Lorena Lopes, presidente da Comissão de Humanização, exercer a solidariedade e a empatia pelo próximo também promove bem-estar entre os colaboradores da unidade.

“Fiquei emocionada ao ver o engajamento de nossos profissionais e feliz por poder ajudar mulheres que estavam em um momento vulnerável”, relatou.

A entrega dos itens arrecadados foi realizada na tarde da segunda-feira, 8/3, para a delegada Ana Carolina Abreu de Carneiro, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que fará a distribuição.

A delegada relatou que boa parte das vítimas de agressão doméstica vive em situação de vulnerabilidade social. Por isso busca apoio para arrecadar roupas, itens de higiene e alimentos para mulheres que chegam praticamente sem nada e muitas vezes acompanhadas de crianças após serem vítimas de agressões.

Além da humanização: qualidade assistencial

Construído pela Vale em 1986, o Hospital Yutaka Takeda, de pequeno e médio porte, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

Durante a gestão da Pró-Saúde, a unidade conquistou a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no país, sendo a mais respeitada avaliadora do setor no Brasil.

A certificação reconhece que a unidade atinge padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedica aos pacientes, colocando o Yutaka Takeda entre as melhores práticas hospitalares do Brasil.

O hospital também foi a primeira unidade de saúde no país certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

A unidade conquistou ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde