Desejo de paciente é realizado ao celebrar o Natal ao lado da família no Hospital Yutaka Takeda

O encontro entre paciente e familiares seguiu diretrizes de segurança. A ação tem o intuito de contribuir no tratamento e integra ações de humanização promovidas pela unidade

O Natal é tradicionalmente um período que envolve encontro familiares, além de presentes, ceia e solidariedade. No entanto, em um período de pandemia, nem todos possuem a chance de celebrar esse momento como gostariam ao lado dos seus entes queridos ou no conforto do próprio lar.

É o caso de José Arnaldo Ferreira, de 43 anos, em tratamento contra um câncer no Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas, no Pará. Além da cura, seu maior desejo estava em celebrar o Natal ao lado da família, o que seria impossibilitado pela doença.

Em ação que mobilizou uma equipe multidisciplinar da unidade, idealizada pela Comissão de Humanização do Hospital Yutaka Takeda, José Arnaldo pôde reencontrar a família na manhã do dia 24 de dezembro, celebrando uma ceia de Natal no próprio hospital.

Para Aline Brabo, enfermeira e uma das responsáveis pela ação, diante das condições de saúde do paciente, promover esse encontro com a família foi além de um tratamento terapêutico, foi um momento de fé.

“Seguimos todas as diretrizes para promover um encontro seguro entre todos. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de humanização promovido pela unidade, que contribuem para o tratamento, auxiliando no bem-estar emocional do paciente”, explica.

A adoção de práticas de humanização no Hospital Yutaka Takeda faz parte dos pilares de excelência na assistência à saúde, promovida pela Pró-Saúde, entidade gestora da unidade. O acolhimento do paciente cria vínculos solidários, realiza um atendimento individualizado, respeito e empatia durante o cuidado.

Momento de confraternização

Os profissionais de saúde organizaram mais do que um encontro entre José Arnaldo e sua família. Na sala onde foi celebrada a ceia de Natal, foi montada uma decoração típica natalina, contando até com uma árvore enfeitada e luzes.

A ação foi acompanhada também pela enfermeira Tainara Lopes, que se emocionou durante o encontro. “Foi muito gratificante proporcionar esse momento tão importante que é estar ao lado dos familiares no Natal. É indescritível a sensação de ver um paciente tão feliz”, contou.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade ficou responsável por montar o cardápio da ceia natalina, que também foi oferecida a todos os pacientes, acompanhantes e colaboradores no hospital.

Reconhecimento nacional

Construído pela Vale em 1986, o Hospital Yutaka Takeda é gerenciado pela Pró-Saúde desde 1997. No período de gestão da entidade, o hospital conquistou a certificação Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A ONA é uma instituição respeitada e que está entre principais avaliadoras dos serviços de saúde do país.

A certificação atesta a qualidade assistencial, de gestão e que o hospital atinge padrões internacionais no cuidado e segurança no atendimento dedicado aos pacientes. É um reconhecimento que o Yutaka Takeda está entre as unidades no Brasil com as melhores práticas hospitalares.

O hospital também foi a primeira unidade de saúde no país certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade da assistencial da equipe de profissionais da instituição.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde