Crianças internadas no Regional da Transamazônica ganham presente de Páscoa

Pacientes da UTI infantil e enfermaria pediátrica tiveram uma manhã de diversão com a celebração da data

A preocupação e angústia de estar em um leito de internação deram lugar a sorrisos e muito animação nesta quinta-feira (14), no Hospital Regional Público da Transamazônica, unidade que pertence ao governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira, sudoeste do Pará.

As 14 crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil e na enfermaria pediátrica tiveram um dia especial em alusão à Páscoa. Elas aproveitaram o momento para trocar a rotina de exames e remédios por uma manhã de diversão, com direito a brincadeiras e pintura.

Os pais e acompanhantes também não ficaram de fora da comemoração, que contou com a presença de membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) realizando a entrega de kits de pintura produzidos na oficina de Páscoa pelas mães de bebês internados na unidade neonatal do hospital.

Patrícia Silva foi uma das acompanhantes que ajudou na produção dos kits. Para ela, a atividade possui um grande valor. “Fico feliz de poder contribuir de alguma forma para a felicidade das crianças que estão internadas. É reconfortante saber que levarei sorrisos para eles”, afirmou.

De acordo com Rafaela Rizzi, terapeuta ocupacional do HRPT, as atividades que levam alegria e distração para dentro do ambiente hospitalar auxiliam a aliviar o estresse e a ansiedade causada pelo tempo de internação.

“A Páscoa é uma data esperada e importante para as crianças, então, decidimos realizar esta ação para levar até eles um pouco dessa alegria. É gratificante olhar o rostinho deles e ver a reação de ter ganhado o kit de pintura, que foi feito com todo carinho para eles”, declarou a profissional.

O pequena Sara Bernardino, de apenas 1 ano e 8 meses, ficou toda feliz com o presente e não perdeu tempo. Assim que ganhou o kit de pintura e desenhos para colorir, colocou a mão na massa e logo começou a pintar.

Para a mãe dela, a dona de casa Laura Bernardino, a ação levou tranquilidade e distração para a pequena. “Ela adora pintar e agora ficará distraída por um bom tempo. Fico feliz pelo cuidado de vocês com a gente”, agradeceu.

Além disso, desde a última terça-feira (12), o Grupo de Humanização passou por todos os setores da unidade presenteando os colaboradores dos três turnos com barras de chocolates e cartão de Páscoa. Todas as ações foram realizadas seguindo as recomendações do Ministério da Saúde de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

O Regional da Transamazônica é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil e possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde