Crianças em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas participam de Festa Junina e promovem lição de esperança

O isolamento social está entre as ações de prevenção durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Mas se ficar em casa pode parecer difícil, ficar internado em um hospital pode aumentar a angústia. No caso de crianças, essa sensação é ainda mais difícil.

Nesta quinta-feira, 25/6, com o objetivo de proporcionar um momento em sintonia com o período de Festas Juninas, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, buscou amenizar as angústias dos pacientes mirins da unidade.

Organizado pela equipe de Terapia Ocupacional do HRBA, as crianças internadas na pediatria participaram de uma sessão fotográfica e de brincadeiras tradicionais de festas juninas, como a pescaria e até com direito a entrega de presentes.

A ação aconteceu nos quartos e leitos pediátricos, respeitando o isolamento e a segurança necessária para o momento. “São atividades que trazem alegria ao paciente, relaxamento e todas as sensações favorecem o estado neurológico, proporcionam a geração de substâncias que geram bem-estar, e tem resultados diretos no tratamento”, destacou a médica pediátrica, Rosângela Lima.

Para Greiciane de Almeida, mãe de Gabriel Ferreira, de 4 anos, que está em tratamento oncológico, a terapia ajuda ambos. “Ele gosta muito, se diverte. Quando chega nesse hospital é só uma alegria, quer abraçar todo mundo, gosta de estar na escolinha, gosta das brincadeiras. São momentos que tiram a gente um pouco da rotina de hospital e nos deixam menos preocupados”, avalia.

“Diante do cenário em que vivemos de enfrentamento de uma pandemia, as crianças não podem sair do quarto como faziam antes nas atividades da terapia ocupacional, então tivemos a ideia de trazer as atividades para o leito para ressignificar a data comemorativa, proporcionar momentos lúcidos em referência à festa de São João, minimizar os impactos negativos da hospitalização e promover qualidade de vida”, afirma Samara Klaim, terapeuta ocupacional.

As atividades foram realizadas seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde, com todos os profissionais utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade pertencente ao Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, em Santarém, presta serviço 100% referenciado.

No Norte do Brasil, foi o primeiro hospital público a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde