paciente do hptr celebra aniversario na unidade

Criança tem aniversário celebrado por profissionais de saúde em Oriximiná

Com apenas dois anos de idade e internado no Hospital de Porto Trombetas, o pequeno Alef Lohan teve direito a bolo, balão colorido e presentes.

No dia 26 de outubro, o pequeno paciente Alef Lohan comemorou seu aniversário de dois anos no Hospital de Porto Trombetas, em Oriximiná, no oeste do Pará.

No colo da mãe, o paciente mirim observou com curiosidade a decoração feita com balões e mensagens de parabéns, o bolo de aniversário e, principalmente, os presentes que logo foram abertos.

Internado desde o dia 19 de outubro devido a uma dispneia, doença que causa desconforto respiratório, Alef é acompanhado o tempo todo pela mãe Veronica Cristina. A festa, de acordo com a mãe, também foi especial por demonstrar o carinho de todos no bem-estar do filho.

“Ele ficou muito feliz e eu só tenho a agradecer por isso. Nunca tivemos tantas condições para proporcionar uma festa assim. Ele está até mais ativo, foi um momento inesquecível”, disse.

A ação do Hospital de Porto Trombetas, gerenciado pela Pró-Saúde, faz parte do conceito de humanização no ambiente hospitalar. O intuito, por princípio, é demonstrar empatia e o respeito a individualidade dos pacientes, além de proporcionar conforto emocional, diminuição da ansiedade e contribuir para o tratamento e recuperação.
“Comemorar o aniversário do Alef Lohan é uma ação que torna à assistência humanizada, pois respeita os desejos, necessidades e afetividade do paciente”, explica Maria Giordano, enfermeira da unidade.

A profissional acrescenta que a realização da festa também “levou em consideração a hospitalização que, neste momento, mantém a criança e a mãe afastados do restante da família”. Dessa forma, esse dia “se torna especial e reitera o desejo de todos no hospital pela saúde e melhora do paciente”, conclui.

Para Sandro Oliveira, diretor Hospitalar, todas as ações realizadas pelos profissionais de saúde na unidade buscam a qualidade assistencial, o amparo emocional e aumentam a segurança e adesão do paciente ao tratamento.
“A comemoração do aniversário integra o respeito e o carinho aos pacientes, fortalecem a nossa missão na assistência e ainda proporcionam momentos agradáveis aos acompanhantes e profissionais, respeitando todos protocolos de segurança que estamos vivendo na pandemia”, destaca.

O Hospital de Porto Trombetas é uma unidade localizada no meio da floresta amazônica, gerenciado pela Pró-Saúde desde 1997. A unidade foi criada para atender os funcionários da Mineração Rio do Norte (MRN).
Longe de grandes centros, o hospital também é referência para a população ribeirinha, localizado em uma área sem comunicação rodoviária, sendo o acesso à região feito por via fluvial e aérea.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde