Comunidade acadêmica de Santarém será capacitada sobre trauma medular

Entre os dias 12 e 14 de junho, os acadêmicos de Santarém terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos a respeito do trauma raquimedular (ou lesão medular). Isso acontece quando a medula espinhal é danificada, acarretando paralisia temporária ou permanente dos músculos dos membros e do sistema nervoso autônomo. A estimativa é que mais de 5 mil pessoas apresentem o problema no Brasil a cada ano.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone (93 99152-2038 | 93 99185-1337 | 93 99193-1151). Os participantes receberão certificado com carga horária de 4 horas. No dia 12, o evento será realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Tapajós. No dia 13, será no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) e, no dia 14, será a vez do Centro Universitário Amazônia (Unama) receber a programação.

As palestras terão início sempre às 14h. A organização do evento é de responsabilidade dos neurocirurgiões do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Milton Bonny e Erik Jennings.

 

Programação:

Anatomia e Biomecânica da Coluna – Marco Antônio (Médico Residente em Neurocirurgia).

Mergulho em Águas Rasas – Erik Jennings (Neurocirurgião).

Atendimento Inicial no TRM – Feliciano Cordeiro (Neurocirurgião).

Direitos Constitucionais à Saúde – Lilian Braga (Promotora de Justiça).

TRM nos Acidentes Automobilísticos – Luiz Rodolfo (Neurocirurgião).

Radiologia: Fraturas Ocultas no TRM – Bruno Moura (Médico Radiologista).

TRM na Amazônia: Açaizeiro, de Herói a Vilão – Milton Bonny (Neurocirurgião).

Reabilitação: A Vida Após o TRM – Richelma Barbosa (Fisioterapeuta Neurofuncional).

 

Sobre o HRBA

O Hospital Regional de Santarém atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Norte do País, o hospital avança em serviços de saúde, com a implantação de programas de transplantes renais, cirurgias cardíacas e a consolidação do tratamento oncológico. A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará. Desde 2008 é gerenciado.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde