Como o farmacêutico hospitalar atua na recuperação de um paciente?

Os profissionais fazem parte da equipe multiprofissional e prestam assistência na análise técnica de prescrições

Os farmacêuticos estão integrados à equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar. Com atuação estratégica, eles auxiliam na tomada de decisão, para garantir a segurança e qualidade na assistência ao paciente.

Na prática, o farmacêutico realiza análise técnica das prescrições médicas, avalia resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente; faz visita diária dos pacientes à beira leito, com a proposta de auxiliar na definição do plano terapêutico, além de desenvolver atividades educativas, com objetivo de incentivar o uso racional de medicamentos.

Edna Ormi Galazi, coordenadora de Farmácia do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Vitória (ES), explica que o diálogo com a equipe multidisciplinar é importantíssimo para propor condutas e resultar no bem-estar do paciente.
“O paciente é o foco principal na assistência. Para que isso aconteça, a equipe farmacêutica está ligada diretamente às ações da equipe multidisciplinar, com a função de propor ações que permitam qualidade de vida”, destacou.

**Ambiente hospitalar: perfil profissional do farmacêutico clínico**

Com início no âmbito hospitalar, nos Estados Unidos, a partir de 1960, a Farmácia Clínica contribui para que o paciente utilize os medicamentos nas doses, tempo adequado e forma de aplicação mais adequada e segura durante o tratamento.

Na percepção da coordenadora de farmácia, além de manter um constante aprendizado na área, o perfil do farmacêutico clínico necessita ser de total empatia com os pacientes.

“Além de capacidade técnica, o farmacêutico deve ter um perfil dinâmico para as tomadas de decisões; comunicativo para atuar em parceria com as demais equipes, além de ter uma visão humanizada voltada para a assistência 24 horas ao paciente”, afirmou Edna Ormi Galazi.

No HEUE, 14 profissionais atuam na assistência direta aos pacientes. A farmacêutica clínica Mariany Sales Dela Costa complementa que “o cuidado centrado ao paciente está entre uma das metas de trabalho da farmacêutica clínica”, ressaltou.

Atuando pela primeira vez na área, Mariany Sales também fala sobre a importância da comunicação e a relação com os pacientes. “Atuamos bem próximo aos pacientes, isso agrega conhecimento, pela particularidade de cada um e propõe uma relação de confiança entre o paciente e o profissional”, disse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde