Comissão de Ética Médica

Comissão de Ética Médica do Hospital Oncológico Infantil toma posse em Belém

O evento homologou o resultado da eleição de novos membros, que terão a missão de contribuir com o desempenho ético da Medicina nos próximos dois anos

Tomou posse na última quinta-feira (3/12), no Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA), a Comissão de Ética Médica do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Estado administrada pela Pró-Saúde. O evento, realizado em Belém, foi destinado à homologação do resultado da eleição, realizada no mês de setembro deste ano.

“As Comissões de Ética são fundamentais para a garantir o respeito aos preceitos éticos, como a boa relação médico/paciente, superação de possíveis divergências com repercussões éticas no exercício profissional, dentre outras”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Medicina do Pará, Manoel Walber dos Santos Silva.

Os membros efetivos da nova comissão do Hospital Oncológico Infantil são Simone Mendes Rogério, Bruna da Cunha Diniz e Fernando Brasil do Couto. Já os médicos que atuarão como membros suplentes são Renata Cristina Cardoso Mariscal, Michaelle Junko Doami Serrão e Brian Guidi Malacarne.

A médica neurocirurgiã pediátrica, Simone Rogério, do Oncológico Infantil, nutre expectativas para o trabalho na comissão. “Espero poder reforçar e incentivar cada vez mais a prática da boa ética, começando por um bom relacionamento médico/paciente, respeitando sempre os princípios básicos como caráter e moral”, frisou.

A Resolução CFM nº 2.152/2016 define que todos os estabelecimentos de assistência à saúde e outras pessoas jurídicas que exerçam a prática da Medicina devem ter a Comissão de Ética Médica, formada por médicos eleitos, integrantes do corpo clínico, que deve ser subordinada e vinculada aos Conselhos Regionais de Medicina.

As Comissões de Ética Médica funcionam como órgãos de apoio aos Conselhos Regionais de Medicina e possuem funções investigativas, educativas e fiscalizadoras no desempenho ético da Medicina.

Experiência em gestão

O Oncológico Infantil é gerenciado pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde