Comemoração de carnaval nas unidades da Pró-Saúde

 

São Paulo – As crianças internadas na pediatria do Hospital Universitário (HU), em Jundiaí, participam do CarnaHU 2015, festa que anualmente reúne pacientes, acompanhantes e colaboradores. A ação foi realizada na Brinquedoteca e contou com atividades de recreação para as crianças e animação do Bloco Vem Neném, grupo carnavalesco formado pelos funcionários do HU. O CarnaHU faz parte do calendário de festividades promovidas para humanizar o ambiente hospitalar e diminuir o estresse da internação. “Pesquisas comprovam que o sorriso auxilia na diminuição do estresse e nosso bloco veio trazer alegria e um pouquinho da festa para nossos pacientes”, resume Marisa de Sordi, representante da Comissão de Eventos do hospital.

No dia 12/2 foi realizado no Clube de Agulha o carnaval do Centro de Convivência do Idoso, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente e Projetos Sociais. Houve desfile nas ruas com o carro “Abre Alas” do rei Momo e a Rainha. O carnaval também foi abrilhantado pela Banda Santa Cecília de Fernando Prestes (SP), além dos integrantes e colaboradores, participaram também muitas pessoas da comunidade. No final foram servidos lanches e refrigerante.

 

Rio de Janeiro – No dia 06/02 o Bloco da Seringa Solta esteve no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), o bloco desfilou composto por atores do grupo Conexão do Bem, músicos convidados da Orquestra Voadora e da Sinfônica Ambulante, além da participação dos pacientes e colaboradores.

 

Pará – “Samba no pé e higiene nas mãos!” Este foi o tema do primeiro grito de carnaval da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua. A inciativa teve como foco conscientizar os profissionais de saúde a manter o padrão de higienização das mãos, essencial para a prevenção de infecção hospitalar.  “Nossa primeira campanha do ano foi um grito de carnaval de conscientização, mobilizando todos os colaboradores a participar desse bloco de mãos limpas. Sabemos que essa medida simples é a mais eficaz para impedir a disseminação de germes no ambiente hospitalar”, explica a médica infectologista, Vanessa Santos, coordenadora da CCIH.

Já o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) “Dr. Geraldo Veloso”, em Marabá, iniciou uma campanha de pré-carnaval. Na sexta-feira (13/2), foram realizadas palestras de orientação para colaboradores e usuários. Foi feita uma abordagem mais generalizada, sobre a alimentação adequada no feriado, cuidados com as crianças, importância do consumo de água e os problemas que o excesso de bebida alcoólica pode trazer.

 

Goiás – Colaboradores do Hospital de Urgência da Região Sudoeste (Hurso), de Santa Helena de Goiás, formaram o Bloco de Carnaval e percorreram toda a unidade, animando usuários e colaboradores. Em alguns setores, depois da brincadeira, ouviu-se muitos aplausos.

Para Roberta Cardoso, cantora do Coral, foi importante aproveitar o momento para levar um ambiente saudável e alegre ao hospital. “Nem sempre é fácil estar em um momento de doença, mas é bonito ver um sorriso nos rostos e lembrar a todos que a felicidade ainda pode ser alcançada”. Concordando, o violeiro Francisco Isidro Pereira lembra como é satisfatório participar dessas atividades. “Precisa ter cuidado para entrar em um quarto e trazer alegria para um enfermo ou familiar, mas quando alcançamos nosso objetivo sentimos uma imensa gratidão”, descreveu ele.

 

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde