Começa Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi lançada nesta segunda-feira, 10/2, pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde. A previsão é que a campanha dure pouco mais de um mês, até o dia 13 de março.

Serão vacinadas crianças a partir de 5 anos de idade até adolescentes de 19 anos. No próximo sábado, dia 15, será o “Dia D” de mobilização pela vacina contra o sarampo, quando os postos de saúde estarão abertos. A data foi escolhida para facilitar o acesso dos pais e responsáveis, com o objetivo de vacinar o maior número possível de crianças.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem feito apelos, principalmente aos mais jovens, para que tomem vacina.

“Se já tomou as duas doses (da vacina), não precisa tomar uma terceira. Mas se não sabe, não tem a carteira, está inseguro, procure a unidade de saúde”, alertou o ministro.

Mandetta explicou que “a vacinação contra o sarampo bloqueia a transmissão do vírus, protege jovens, e as mulheres que serão futuras mães terão anticorpos para passar para os seus filhos”.

“Durante todo o mês, as unidades de saúde estarão abertas. Vamos vacinar — prevenir é bem melhor do que remediar”, acrescentou o ministro.

Também podem receber a imunização os bebês com 6 meses ou mais, além de crianças, adolescentes e adultos que nasceram a partir de 1960.

Sandra Miziara, gerente Assistencial Corporativa da Pró-Saúde — uma das maiores entidades filantrópicas de administração hospitalar do país —, faz um alerta sobre a importância da prevenção de doenças infecciosas por meio das vacinas.

 “A vacinação é o método mais eficaz de prevenção de doenças infectocontagiosas, pois estimula o nosso organismo fazendo com que o mesmo produza anticorpos. Quando tomamos a vacina, estamos não só nos protegendo, mas protegendo toda a comunidade onde estamos inseridos”, disse Sandra.

Ela explicou que atualmente “observamos o retorno de doenças já erradicadas, motivado pelo movimento antivacinas, que vem resultando em mortes totalmente evitáveis”.

“Nós, profissionais da saúde, temos o dever de orientar a população sobre a importância da vacinação e disseminar o lema do Ministério da Saúde: ‘é melhor prevenir do que remediar’. Dizer sim para a vacinação é dizer sim para a vida”, finalizou.

 

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas, gestantes e bebês com menos de 6 meses. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde também orientou que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a dose feita sem esse componente.

 

Segunda fase

Conforme definido pelo Ministério da Saúde, a campanha também terá uma segunda fase no próximo semestre. Será focada em pessoas de 30 a 60 anos e acontecerá entre os dias 3 e 31 de novembro.

 

Situação epidemiológica

Segundo o Ministério da Saúde, no final do ano passado, entre setembro e novembro, foram confirmado 3.565 casos de sarampo, que representam 26,4% do total de casos confirmados no ano de 2019.

 

Fontes: Ministério da Saúde e Governo de Estado de São Paulo

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde