Hospital de Porto Trombetas

Com método SOAP, o Hospital de Porto Trombetas traz uma visão ordenada e multiprofissional sobre o paciente

Com o intuito de padronizar e aperfeiçoar procedimentos internos, o Hospital de Porto Trombetas (HPTR), no distrito de Porto Trombetas (Oriximiná/PA), realizou no mês de fevereiro o Treinamento SOAP com sua equipe multiprofissional. A unidade, mantida pela Mineração Rio do Norte (MRN) e gerenciada em co-parceria pela Pró-Saúde, tem atuado no treinamento contínuo dos profissionais.

O SOAP é um protocolo para organização de informações do atendimento, utilizado também durante o retorno e que visa ajudar na avaliação do tratamento e evolução da saúde de cada paciente. Cada letra da SOAP representa um tipo de informação. São elas:

S (Subjetivo): Registro das informações repassadas pelo paciente, além das queixas, sentimentos, motivo do atendimento e problemas apresentados.

O (Objetivo): São as informações aferidas do ponto de vista médico, como exames, entre outros testes complementares.

A (Avaliação): Neste espaço são as hipóteses diagnósticas, onde são incluídas as situações de saúde identificadas, relacionando-as com a resolução ou não.

P (Plano): Refere-se a proposta terapêutica para o paciente, como medicações prescritas, pedidos de exames complementares, as orientações prestadas e encaminhamentos ou pendências para o próximo atendimento. Em resumo, é um plano de ação para o paciente.

De acordo com a gerente Assistencial do HPTR, Edina Marques Barboza, a utilização desse registro foi recebida de forma bastante receptiva pela equipe multiprofissional.

“Isso nos permitiu uma compreensão mais integral do paciente. O uso do SOAP traz vantagens tanto para quem atende como para o atendido, pois sua divisão torna mais fácil a localização de dados e sequência de eventos”, explica.

A profissional destaca que, “pela lista de problemas e datas, o documento também permite o registro da percepção do paciente sobre a sua própria condição, humanizando o atendimento e garantindo a qualidade e segurança na assistência”.

Além desta visão ordenada, lógica e multiprofissional sobre o paciente, o método SOAP auxilia na composição de diagnósticos sobre diferentes aspectos, entre eles de alterações clínicas, emocionais e comportamentais.

O modelo ainda favorece a melhoria da comunicação entre os profissionais de saúde, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e identificação correta do paciente.

No Hospital de Porto Trombetas, o SOAP será aplicado e incorporado pela equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social, psicólogo, nutricionista, farmacêuticos e serviço de controle de infecção hospitalar, voltado inicialmente para os pacientes internados e, futuramente, expandido para toda a unidade.

“Esses treinamentos irão compor uma série de ações do hospital, que estimula o desenvolvimento da equipe. Também seguimos no sentido da acreditação hospitalar, nosso grande desafio para 2021”, afirma Diogo Abreu, gerente do Departamento de Saúde da MRN.

Criado em 1997, o Hospital de Porto Trombetas está localizado na região Oeste do Estado do Pará, no meio da floresta amazônica Longe de grandes centros, a unidade é referência para mais de 6 mil pessoas, com atendimento médico ambulatorial e de pronto atendimento gratuito para as comunidades quilombolas e ribeirinhas da região.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde