Horta Medicinal

Com horta medicinal, Hospital Bom Pastor aproxima o tratamento hospitalar da cultura indígena

Unidade é referência para atendimento à indígenas em meio à floresta Amazônica; conheça cinco ervas que integram a horta medicinal e seus benefícios à saúde

Referência em saúde indígena, o Hospital Bom Pastor, localizado em Guajará-Mirim (RO), no meio da floresta amazônica, adota continuamente estratégias para deixar o ambiente hospitalar mais acolhedor e próximo do que os pacientes, em sua maioria indígenas, encontram nas aldeias. Uma das iniciativas de destaque é o uso farmacêutico de ervas e hortaliças no combate a diversas doenças e sintomas.

Com o projeto “Semear com Amor”, em atividade há cerca de dois anos, a unidade hospitalar cultiva em sua horta medicinal cerca de 35 plantas de 12 espécies diferentes. “A equipe de Farmácia Hospitalar faz a colheita e as transforma em chás com diferentes finalidades: calmantes, alívio de dores, gripes, problemas no fígado e no intestino, entre outras”, explica Leiliany Ortiz Farias, nutricionista do hospital.

Além da utilização no tratamento terapêutico, os recursos também são aproveitados na cozinha do hospital. As hortaliças, como couve, cebolinha, rúcula e alho, são consumidas diariamente, compondo as dietas dos pacientes e colaboradores, proporcionando uma alimentação com produtos orgânicos, que são mais saudáveis e livres de agrotóxicos e adubos químicos.

“A horta traz elementos típicos da cultura indígena, de forma muito semelhante às cultivadas nas aldeias. Ao longo do tempo, ampliamos a variedade de ervas e hortaliças para que não houvesse nenhuma diferença. Nossos pacientes ficam muito satisfeitos por poderem continuar com a utilização desses produtos aqui, durante o atendimento hospitalar. Se deixar, vão até a horta e consomem direto do pé”, conta profissional.

A horta medicinal também tem entre seus objetivos a sustentabilidade, com o reaproveitamento de materiais como pneus para fazer os canteiros, e a promoção do cuidado ao meio ambiente, além de reduzir custos do hospital.
Distante dos centros urbanos, o Hospital Bom Pastor está localizado em uma região onde 90% do acesso é feito por meio fluvial. A unidade própria da entidade filantrópica Pró-Saúde é referência no atendimento de saúde para mais de 30 aldeias na região de Guajará-Mirim, em Rondônia. Atende uma população de mais de cinco mil indígenas, com realização de consultas, exames, cirurgias, partos e internações.

“A unidade é totalmente adaptada à cultura indígena, com redes nas enfermarias, ambiente com oca, entre outras características que visam ressaltar o respeito e humanização a este paciente”, enfatiza Jucyleia Carvalho, assistente social.
“Buscamos continuamente formas de incorporar o entendimento e o respeito à cultura indígena na assistência humanizada, fortalecendo o vínculo com nossos pacientes e a comunidade”, ressalta Geraldo Fonseca, diretor Hospitalar do Bom Pastor.

5 ervas medicinais para cultivar em casa 

No Dia do Índio, celebrado nesta segunda-feira, 19 de abril, conheça cinco ervas medicinais utilizadas há centenas de anos pelos indígenas e seus benefícios. Elas também estão disponíveis na horta medicinal do Bom Pastor e podem ser facilmente cultivadas em casa.

– Boldo: contém uma substância ativa chamada boldina, que age como um remédio caseiro que melhora o funcionamento fígado, devido às suas propriedades digestivas e hepáticas. Auxilia no tratamento de problemas na vesícula biliar e diminuição de gases, entre outros benefícios;

– Erva-doce: trata diversas condições como dor de barriga, gastrite, inchaços abdominais e cólicas menstruais.

– Hortelã: atua na digestão e alivia a síndrome do intestino irritável, além de ser eficaz em problemas respiratórios;

– Capim Santo: também eficaz em problemas gastrointestinais, possui propriedades calmantes, antibacterianas, diuréticas, desinfetantes e antidepressivas. Por conter óleo essencial de citronela, funciona como repelente natural para insetos;

– Arruda: essencial para o fortalecimento dos vasos sanguíneos, sendo ótima no tratamento de varizes. Além disso, é um poderoso inseticida e vermífugo, combatendo piolhos, pulgas, sarna e vermes. Ajuda ainda a tratar dores reumáticas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde