Com foco no respeito à infância, Pró-Saúde encerra gestão do CEI Santa Rita

Desde 2015 foram mais de 1,7 mil crianças matriculadas; entidade deixa legado de excelência e humanização

Nesta segunda-feira (28), a Pró-Saúde encerra a gestão no Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Rita, localizado na zona Leste da capital paulista. Durante os mais de sete anos em que esteve à frente da unidade, a entidade filantrópica atendeu mais de 1,7 mil crianças de zero a quatro anos de idade, tendo como princípio o cuidado centrado nas pessoas.

A unidade desempenha um papel fundamental na primeira infância, oportunizando descobertas e experiências coletivas aos pequenos. “Nesta fase do desenvolvimento infantil, o foco não é a alfabetização, mas o aprimoramento de fatores como a criatividade, sentidos, curiosidade e sentimentos. São aprendizados que contribuem para a construção da identidade social e cultural da criança, em complemento às ações familiares e da comunidade”, explica Tais Lopes, pedagoga e analista de Filantropia da Pró-Saúde.

Entre os diferenciais da atuação da instituição no segmento da Educação está a valorização das relações humanas, emoções e particularidade de cada criança. “Buscamos promover acolhimento em um espaço seguro e confortável. No Cei Santa Rita, são mais de 40 colaboradores diretos, que contribuíram para a construção de um ambiente onde o respeito e a afetividade ganharam destaque em todo o processo”, enfatiza Tais.

Regina Victorino, superintendente corporativa de Filantropia, destaca ainda o aspecto da inovação, com a adoção de sistemas de monitoramento de indicadores, que evidenciam a maturidade gerencial e excelência em gestão, marcas da Pró-Saúde já aplicadas nos hospitais que administra por todo o país.

Esses elementos se fazem presentes também na Educação, por meio de sistemas que avaliam amplamente toda a logística de funcionamento, como resultados financeiros, receitas, prestação de contas, gestão de contratos, pessoas e suprimentos.

“Não podemos esquecer ainda a preocupação da entidade em desenvolver e aplicar um plano de capacitação permanente dos colaboradores, que resultou em profissionais que se destacaram na rede de educação infantil do município de São Paulo, nosso parceiro neste projeto”, complementa a superintendente.

A Pró-Saúde atua na educação básica desde 1998, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Educação, para manutenção de quatro centros da Zona Leste de São Paulo – Jardim São Jorge, Jardim Eliane, Lageado e o Santa Rita.

Entre os legados da gestão da entidade no CEI Santa Rita estão a conquista dos selos “Amigo do Peito”, reconhecimento relacionado às ações de incentivo ao aleitamento materno, e de “Acessibilidade Arquitetônica”, indicativo de qualidade e diferencial da construção, que comprova a preocupação com a inclusão de todos os cidadãos.

“São conquistas que reforçam o compromisso da entidade em prestar um atendimento de qualidade para as crianças, além de cumprir seu papel social e educativo junto à comunidade em que está inserida”, ressalta Michele Bezerra, diretora pedagógica do CEI.

Presente em uma área de vulnerabilidade social, na periferia da cidade de São Paulo, a entidade também buscou realizar campanhas e ações voltadas para a comunidade, a fim de auxiliar as famílias atendidas em momentos de maior necessidade. Ao longo dos anos, foram doados mais de 2,8 mil peças de roupas, 5,3 mil cestas básicas, além de itens de higiene e brinquedos para os pequenos.

“Entre os eventos mais aguardados a cada ano está nossa Campanha de Natal, que distribuiu mais de 1,8 mil brinquedos novos nas festas de fim de ano, presenteando cada uma das crianças matriculadas, desde 2015, quando assumimos a gestão. É um momento especial, com a presença do Papai Noel, que proporcionou para muitos, a única oportunidade de ganhar um presente”, lembra Michele.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde