Bebês do Materno-Infantil de Barcarena realizam book temático da Copa do Mundo

A ação de humanização busca criar memórias afetivas e auxiliar na redução do estresse sobre a internação

Os recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), no interior paraense, estão preparados para acompanhar a Copa do Mundo de um jeito diferente. Para entrar no clima da principal competição mundial de futebol, os bebês participaram do book da Copa.

O projeto chamado “Minha primeira Copa” foi desenvolvido pelo serviço de terapia ocupacional e psicologia da unidade. Nele, os recém-nascidos tiveram suas incubadoras enfeitadas e receberam polvos de crochê – bonecos terapêuticos confeccionados por voluntários e mães que acompanham os bebês durante a internação.

Após os preparativos, os nove recém-nascidos que estavam na UCI realizaram uma sessão de fotos temáticas sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo deste ano. Localizada em Barcarena, a 114 km distante da capital Belém, a unidade, pertencente ao Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde desde 2018, realiza atendimentos de média e alta complexidade gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação traz benefícios às mães e, principalmente, aos recém-nascidos. Isso porque, por um lado, o boneco ajuda a trazer acolhimento, aconchego e proteção ao bebê, e por outro, o acompanhamento do ensaio fotográfico ameniza o estresse do distanciamento entre a mãe e seu filho, como explica Daniella Dias, psicóloga do Materno-Infantil de Barcarena.

“A atividade é importante para criar memória afetiva e participativa da primeira copa mundial que os recém-nascidos estão participando, estreitando laços entre o binômio mãe-bebê e amenizando a angústia do distanciamento entre ambos de forma humanizada”, ressalta Daniella.

Referência neonatal
O HMIB foi o primeiro hospital da Região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno. O público-alvo são mulheres gestantes de alto risco e recém-nascidos de onze municípios do Baixo Tocantins.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde