Com contação de histórias e distribuição de brinquedos, Regional do Baixo Amazonas celebra Dia das Crianças

Os pequenos em atendimento na clínica e UTI pediátricas também receberam a visita da “Vovó Ivanice”, voluntária da unidade

Com apenas nove meses de idade, Heitor Araújo ficou encantado com a história do “Sapo Bocarrão”. O pequeno estava tão animado que até ficou em pé na cama para escutar melhor. A mãe dele, Maísa Araújo, sentiu gratidão ao ver o filho daquele jeito.

“Eu achei muito bom, é uma diversão não somente para as crianças, mas também para as mães, pois acompanhamos nossos filhos dia e noite, e ter vocês fazendo brincadeiras distrai bastante, desestressa e sai um pouco da rotina”, conta Maísa.

O Heitor é um dos pacientes do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde, em Santarém, que nesta terça-feira (11), celebrou o Dia das Crianças adiantado.

Através de uma ação realizada pela equipe multidisciplinar de assistência, a terapia ocupacional e o setor de Humanização da unidade, os pequenos internados na clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas ganharam presentes para celebrar a data.

Além dos brinquedos, as crianças receberam também a visita da “Vovó Ivanice”, que contou histórias de maneira lúdica e ilustrativa, chamando a atenção e despertando muitos sorrisos das crianças que ouviram os contos.

Por trás da personagem, que atua na contação de histórias há dois anos, está Ivanice Costa, que é paciente oncológica da unidade. Ela conta que encontrou na atividade uma terapia para si, e a oportunidade de tornar mais leve os momentos delicados na vida de quem ouve suas histórias.

“É muito gratificante para mim, porque eu vejo que as pessoas ficam felizes quando estou lá fazendo esse trabalho. Eu achei que ia fazer para ser uma terapia para mim, mas eu estou levando alegria para muita gente, e me sinto muito feliz por isso”, enfatiza Ivanice.

Ana Paula Ribeiro, terapeuta ocupacional, destaca a importância dessas ações para o tratamento e recuperação das crianças.

“O ambiente hospitalar é uma quebra muito grande da rotina de brincadeiras dessas crianças. Ter que passar por datas comemorativas longe do seu dia a dia é bem difícil, então atuamos trazendo esses momentos, nos quais cada paciente pode vivenciar e ressignificar a sua internação para um momento lúdico e agradável”, explica a terapeuta.

“Todas as ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar têm o intuito de tornar mais leve os dias dos nossos pacientes. A humanização tem esse papel fundamental para que isso ocorra, pois, as atividades são propostas pensando nas particularidades de cada paciente, visando acima de tudo o bem-estar, a segurança e a felicidade dos nossos usuários”, afirma Camila Barral, diretora Assistencial do HRBA.

Referência em atendimentos de média e alta complexidades para 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região do Baixo Amazonas, Oeste do Pará e Xingu, o HRBA presta atendimento 100% gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade está entre os melhores do país e possui reconhecimento internacional pela qualidade assistencial e segurança destinada aos pacientes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde