Com alimentos de sua Horta Sustentável, Hospital Regional de Marabá realizará ceia especial de Natal

Pratos tradicionais serão servidos aos pacientes e colaboradores para celebrar a data, utilizando hortaliças e legumes cultivados na unidade

Os alimentos cultivados na Horta Sustentável do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, reforçarão a ceia de Natal de pacientes e colaboradores da unidade, contribuindo para uma alimentação mais saudável e saborosa.

Cebolinha, tomate, chicória, salsa, rúcula, coentro, dentre outras hortaliças e legumes, produzidos na horta do HRSP, integrarão o cardápio especial. A horta do Hospital Regional foi idealizada pela Comissão de Sustentabilidade da unidade e vêm contribuindo para a qualidade das refeições produzidas pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND).

Implantado em julho deste ano, o projeto “Horta Sustentável – Cantinho Vivo”, cultiva hortaliças e legumes a partir de princípios agroecológicos, destinando tudo que é produzido para as refeições servidas na instituição.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com Nayra Christina, membro da Comissão de Sustentabilidade do HRSP, a horta é cultivada em terra orgânica, livre de qualquer tipo de agrotóxico, e os resíduos orgânicos das refeições são utilizados na compostagem com o objetivo de enriquecer o solo.

“Possuímos uma horta sustentável, onde tudo é orgânico, não utilizamos insumos agrícolas industrializados. Tudo que é produzido vai direto para a cozinha do hospital e, com apoio das nutricionistas, são elaborados cardápios de acordo com as necessidades de cada paciente”, explica Nayra.

Cooperação técnica

O Hospital Regional do Sudeste do Pará vem recebendo ajuda profissional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER) para desenvolvimento do projeto, por meio de treinamentos sobre cultivo, voltados para os membros da Comissão de Sustentabilidade da unidade.

Com orientações dos servidores públicos Antônio Edielson Silva e Carmen Medeiros, da EMATER, os colaboradores do HRSP receberam dicas importantes sobre os cuidados com o solo, controle de pragas, insetos, água, adubo, compostagem, dentre outros.

“Essa parceria é fundamental para que a horta se desenvolva de maneira sustentável, contribuindo assim para a segurança alimentar dos pacientes internados e colaboradores”, afirma Izailson Alves, gerente de Apoio do hospital.

Ainda de acordo com o profissional, para a instalação da horta, que possui 100 metros quadrados, foram reutilizados mais de 100 bombonas plásticas descartáveis, que eram usadas para o armazenamento de insumos na unidade e, após um criterioso processo de higienização, foram utilizadas para o plantio das hortaliças.

Ceia de Natal

O HRSP preparou um cardápio especial para o Natal dos seus pacientes e colaboradores de plantão, com direito a pratos tradicionais da ceia, que contará com uma linda salada tropical, feita com hortaliças e legumes da horta sustentável.

Segundo Marina Milhomem, nutricionista responsável pelo SND do Hospital Regional, os pratos foram elaborados com o objetivo de aproximar tanto os pacientes quanto os colaboradores das tradições natalinas.

“Vamos servir carnes brancas leves, com molhos a base de mostarda, mel e laranja, além da nossa já tradicional salada tropical. Preparamos também um cardápio especial, para os pacientes com dieta restritiva. Todos irão sentir o gosto do Natal”, destaca a nutricionista.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde