Colaboradores do Hospital e da UPA 24h unem forças para uso sustentável de papel e impressora em Pinhais

Colaboradores do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e UPA 24h, em Pinhais (PR), se empenharam nesta semana em uma campanha, promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização, para diminuir a utilização de impressoras e papeis na unidade. A meta, além de gerar economia, é também promover uma atitude sustentável ao contribuir para a redução do impacto que o consumo desses produtos provoca no meio ambiente.

“Cada um precisa fazer a sua parte. E nós, aqui no hospital e na UPA 24h, estamos empenhados em fazer a nossa”, afirmou Eliane Neves, técnica em Segurança no Trabalho do SEMST (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Para chamar a atenção das equipes, um grupo de colaboradores se fantasiou de árvore e impressora e percorreu todos os setores das unidades onde há consumo de papel impresso. Cada setor também recebeu uma caixa personalizada onde deverá ser depositado papeis para serem reaproveitados como rascunho.

As atividades também envolveram palestras que revelaram dados interessantes para os colaboradores, como o fato de que, para produzir pouco mais de 20 mil folhas de papel sulfite, é necessário um eucalipto.

E mais: tanto no hospital quanto na UPA 24h, no período de um ano (entre setembro do ano passado a agosto deste ano) foram consumidos 2.470 pacotes de folhas de sulfite, quantidade que equivale a aproximadamente 75 pés de eucalipto.

“Foi uma ação de conscientização, que será permanente nas unidades. Estamos assumindo esse desafio”, acrescentou Eliane. O resultado da iniciativa será apurado a partir da compra de papeis e recargas das impressoras, que deve apresentar redução ao longo do próximo ano. “Essas atitudes simples têm impactos importantes na redução de gastos, consumo de energia, organização dos espaços, preservação e segurança dos documentos e, mais importante, a diminuição do impacto ambiental”, avaliou Eliane.

 

Sustentabilidade

As práticas sustentáveis fazem parte do dia a dia dos colaboradores que atuam nas unidades. Em setembro deste ano, o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais foi novamente reconhecido como signatário do Pacto Global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), algo que acontece desde 2011.

Trata-se de um conjunto de práticas internacionalmente aceitas nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, combate à corrupção e meio ambiente. Para alcançar o reconhecimento, é necessário atender a dez princípios que, todos os anos, são avaliados pela instituição mundial.

São eles: apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos; apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminar a discriminação no emprego; e promover a transparência de seus atos.

Tanto o hospital quanto a UPA 24h são administrados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão firmado com a Prefeitura de Pinhais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde