Clima natalino contagia Hospital Regional Público da Transamazônica durante entrega de presentes para crianças internadas

As mães e acompanhantes dos pequenos em atendimento nas UTIs pediátricas também participaram de um café da manhã especial para celebrar a data

Para celebrar o Natal, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, por meio do Grupo Técnico de Humanização (GTH), desenvolveu uma programação especial, voltada para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A unidade, que é referência para mais de 500 mil pessoas na região do Xingu, realizou nesta quinta-feira (23), um café da manhã, que reuniu as mães e acompanhantes dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátricas.

Já no período da tarde, a alegria e o clima natalino tomaram conta da ala voltada para atendimento das crianças, com a entrega de presentes realizada pela Mamãe Noel. As 14 crianças internadas hoje no Regional receberam brinquedos que foram arrecadados entre os colaboradores do hospital ao longo do mês.

Para complementar as ações natalinas, a unidade, que pertence ao governo do Estado do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, organizou ainda um “Cabide Solidário”. A ação, que funciona como um bazar gratuito, é voltada para pacientes e acompanhantes do setor de Nefrologia.

“O HRPT é referência de atendimento para muitos municípios da região. As vezes as pessoas vêm de longe, em uma emergência, e não conseguem se quer pegar suas roupas. Essa ação tem o objetivo de trazer alegria e conforto aos pacientes e seus acompanhantes, dando a oportunidade de escolherem roupas para usar durante a internação ou até mesmo no momento da alta, e levá-las para casa”, explica Rafaela Rizzi, terapeuta Ocupacional e coordenadora do GTH.

Todas as peças são doações que a unidade recebe. “Nós arrecadamos roupas durante todo o ano, pois o fluxo de pacientes nessas condições é intenso e contínuo”, ressalta Rafaela. “Por isso, caso alguém tenha uma peça em bom estado parada em casa, pode deixar aqui na recepção do Regional. Com certeza ela fará diferença na vida de outra pessoa”, complementa a coordenadora do GTH.

Para os colaboradores, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), preparará uma Ceia de Natal, que será servida no dia 25 de dezembro. Assim, todos os profissionais de plantão na unidade poderão celebrar a data.

“Essas ações de humanização são importantes, principalmente neste período de fim de ano, pois amenizam o sofrimento dos pacientes e seus familiares. É uma fase do ano marcada por reuniões familiares, festas e alegria, e passar dentro de uma unidade hospitalar, lutando para se recuperar, é muito impactante”, destaca Edson Primo, diretor Hospitalar do HRPT. “Conseguimos ver nos olhos das crianças a felicidade e a satisfação quando recebem os presentes, é um momento realmente gratificante”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde