Cine Galileu leva filmes para pacientes e acompanhantes

A tarde desta terça-feira (13) foi diferente e fora do habitual para o paciente Leandro de Jesus, internado no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém. E a novidade foi por conta do projeto Cine Galileu, que leva sessões de filmes para pacientes e acompanhantes nas enfermarias do hospital.

“A ideia de colocar o filme para assistirmos é muito boa, temos uma oportunidade para nos distrairmos”, disse Leandro, que também aprovou a pipoca servida pelo Setor de Nutrição e Dietética (SND) do HPEG.

Além de Leandro, outros pacientes e acompanhantes que estavam presentes na enfermaria, participaram do momento e aprovaram a iniciativa. “O projeto é excelente tanto para os pacientes quanto para nós, acompanhantes, que ficamos aqui a maior parte do tempo”, disse José Wilkens, que acompanha a recuperação de um familiar.

O projeto, organizado pela Comissão de Humanização, acontece toda terça-feira nas enfermarias do Hospital Galileu, que é gerenciado pela Pró Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA).

O objetivo do cinema é proporcionar um momento de distração e tranquilidade aos pacientes internados. “O projeto Cine Galileu consegue alegrar e distrair os pacientes internados e seus acompanhantes, contribuindo para uma experiência positiva na instituição através da arte. Muitas das vezes, existe uma mensagem a ser passada para esses usuários. A comissão de humanização acredita que essa atividade também contribua para uma reflexão dessas pessoas envolvidas no projeto”, explica Keisy Ribeiro, membro da Comissão de Humanização do HPEG.

Esses e outros projetos desenvolvidos dentro do HPEG garantem um atendimento mais humanizado aos pacientes, que passam por boas experiências durante o tempo de internação no hospital, contribuindo com o processo de recuperação.