Ciência e descobertas animam a volta às aulas da Classe Hospitalar do Oncológico Infantil

Durante o evento as crianças em tratamento contra o câncer realizaram experiências lúdicas nas áreas de Física e Astronomia

A volta às aulas da Classe Hospitalar Prof. Roberto França, do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, foi marcada por descobertas e muita alegria. Nesta terça-feira (15), os estudantes, acompanhantes e professores foram surpreendidos com as demonstrações lúdicas e interativas de experimentos nas áreas de Física e Astronomia.

A abertura do ano letivo contou com a participação especial do doutor e mestre em Física, Luís Carlos Crispino, pesquisador e professor titular do Curso de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). Crispino, como é popularmente conhecido, esteve acompanhado de sua filha, e de três bolsistas do Curso de Física da instituição, que o auxiliaram na apresentação.

Durante o evento, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de interagir com algumas experiências práticas nas áreas de mecânica dos sólidos, mecânica dos fluídos, física térmica, ondulatória, óptica e eletromagnetismo.

Recém-matriculada no 7º ano do ensino fundamental, Marcelly Carvalho, de 12 anos de idade, manteve fixa sua atenção durante toda a apresentação. A jovem, natural do Município de Mocajuba, está há dois meses em tratamento contra um linfoma de Hodgkin.

Mesmo tímida, a estudante comentou sobre a programação do seu primeiro dia de aula na Classe Hospitalar. “Foi bem legal e divertido, aprendi coisas novas. Espero que aconteça mais vezes”, disse Marcelly.

A ação contou ainda com a presença da coordenadora do Programa Hospitalar e Atendimento Domiciliar da Seduc, Fernanda Ataíde da Costa; a diretora Financeira e Administrativa, Gilvânia Oliveira; e o diretor Técnico, José Miguel Alves Júnior, ambos do Oncológico Infantil.

Para o professor Crispino, o ponto principal dessa atividade é a troca de conhecimentos. “Cada vez que você entra numa sala de aula é também uma oportunidade de aprender. Eu vim aqui não somente para ensinar, mas também para aprender mais como interagir com crianças, especialmente nas condições que elas se encontram nesse momento da vida. Hoje, eu aprendi muito com elas”, ressalta o doutor em Física, que adaptou o conteúdo da aula para facilitar o entendimento e interação com o público infantojuvenil.

O pequeno Alec Renato dos Santos, de sete anos de idade, residente do Bairro Pratinha II, em Belém, ficou bastante empolgado com a novidade. O menino, também estreando na Classe Hospitalar, vai cursar o 1º ano do ensino básico. “Gostei do experimento da bola voando e do raio saindo na bola de vidro. Achei incrível, foi um sucesso”, disse com animação.

O Programa Classe Hospitalar é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. De acordo com Núcleo de Educação Permanente do Oncológico Infantil, a Classe Hospitalar da unidade conta com 22 alunos matriculados em diferentes séries dos ensinos fundamental e médio.

As classes hospitalares asseguram o acesso de crianças e adolescentes em tratamento oncológico à educação, possibilitando um enfrentamento menos traumático e minimizando os prejuízos no retorno às atividades convencionais após a alta.

O Hospital Oncológico Infantil integra a rede de saúde pública do Governo do Estado do Pará e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. A unidade atua como principal referência em oncologia pediátrica no Norte do país, atendendo crianças e adolescentes com câncer entre 0 e 19 anos, oriundos de municípios do Pará e do Estado do Amapá.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde