Certificação reconhece boas práticas de alimentação sustentável do Hospital Regional de Marabá

Em 2015, o hospital foi o primeiro do Norte e Nordeste do Brasil a conseguir o selo Green Kitchen. Para comemorar a manutenção da certificação, serão realizadas atividades voltadas para pacientes e colaboradores

Para celebrar, pelo quinto ano consecutivo, a renovação do selo de qualidade “Green Kitchen” (em português, Cozinha Verde) em alimentação sustentável, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) em Marabá (PA), promove na próxima quinta-feira (9), o ciclo de palestras “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida”, direcionada para usuários e colaboradores da instituição.

As palestras serão realizadas na unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, e tem como objetivo apresentar as ações do programa _”Green Kitchen”_. A ação também visa conscientizar os participantes sobre os benefícios de uma alimentação saudável, para a prevenção e o combate de doenças, e os seus impactos positivos para a melhoria da qualidade de vida.

Além das palestras, será realizada a ação educativa “Mesa Sustentável”, que visa dar dicas sobre receitas gastronômicas, que são feitas com o aproveitamento integral dos alimentos, evitando o desperdício.

Green Kitchen
O selo “Cozinha Verde” é concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) do estado de São Paulo, em reconhecimento ao uso de práticas sustentáveis e constante busca pelo aprimoramento do padrão de qualidade da alimentação dos pacientes.

Dentre as ações realizadas que garantiram mais uma vez a certificação à cozinha do HRSP, estão o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, treinamento da equipe sobre temas relacionados à sustentabilidade e alimentação natural e, ainda, a separação dos resíduos inorgânicos e de óleo vegetal para reciclagem.

A unidade conquistou a certificação pela primeira vez em 2015, sendo o primeiro hospital da região Norte e Nordeste do Brasil a conseguir o selo. O HRSP manteve a certificação em todos os anos seguintes e agora celebra mais uma renovação.

Para nutricionista da unidade, Nathalia Lobato, o selo ratifica o bom trabalho que a nutrição desenvolveu dentro do hospital durante o ano, com uma alimentação saudável e balanceada, que contribui para fortalecer o sistema imunológico e acelerar a recuperação dos pacientes. “Fomos pioneiro com essa certificação e, desde então, estamos sempre em busca de melhorar nossos resultados. Estamos cumprindo práticas importantes e buscamos oferecer cada vez mais uma alimentação saudável, adequada e sustentável”, explicou.