‘Carajás com Saúde’ celebra seis anos com programação especial

Nesta terça-feira, 18, o alunos do programa de qualidade de vida “Carajás com Saúde”, realizado pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), contou com atividades diferenciadas em comemoração pelos seis anos de funcionamento do projeto. Caminhada, aula de Strong (treino de alta intensidade) e apresentação de dança regional fizeram parte da programação, que aconteceu na quadra de esportes do clube Docenorte, na Serra dos Carajás.

A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação, atualmente conta com 104 participantes no programa, que segundo a educadora física do Yutaka Takeda, Mila Araújo, se reúnem semanalmente para cuidar da saúde física e mental através de exercícios funcionais ao ar livre.

De acordo com Mila, o objetivo do ‘Carajás com Saúde’ é a promoção da qualidade vida por meio da atividade física praticada de forma regular e da interação entre os participantes. “Tenho ouvido relatos de pessoas que frequenta as aulas, que já diminuíram peso, controle de diabetes e da pressão arterial, além melhorar a saúde mental, por meio dos vínculos criados com os outros participantes. Esses são realmente os principais benefícios para quem frequenta as aulas pelo menos três vezes por semana”, disse.

Para a aluna Erondina Alho, que frequenta o programa desde o inicio ressalta a importância do Carajás com Saúde para melhorar a qualidade de vida da comunidade “Eu gosto de pessoas e de praticar esportes, e isso faz muito bem para saúde física e mental de qualquer pessoa”, declarou.

Comemoração

A comemoração reuniu atividades de modalidades diferentes, como a caminhada para aquecimento, aula de Strong com o professor convidado Marcos Play, além disso, a programação ainda contou com o depoimento de incentivo a prática da atividade do corredor de Carajás, José Bicalho, que perdeu 30 quilos, focando no exercício físico regular de corrida diária e investindo em uma alimentação saudável e de qualidade, sem exageros de massas, doces e refrigerantes. A apresentação de Carimbó das crianças do grupo Kuarupinho finalizou o evento junto com o tradicional ‘parabéns’.

Promoção de saúde e qualidade de vida

O ‘Carajás com Saúde’ disponibiliza atividade física gratuita para as famílias que residem na Serra dos Carajás e visitantes. Com aulas de segunda a sexta-feira, às 18h30 e 19h30, na praça da Rua Jarí.

Sobre o Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado, desde 1997, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado em Excelência – Nível 3, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Entre as conquistas de destaque da unidade também está o selo ‘Green Kitchen’, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o recebimento de placa de reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde