Ludoterapia

As brincadeiras como recurso para a psicoterapia infantil

Por meio da ludoterapia o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios

A ludoterapia, que é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico infantil, onde a principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira, tem sido uma grande aliada nos consultórios de psicologia para as crianças expressarem com maior facilidade os seus conflitos e dificuldades.

No Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), a ferramenta já é usada pelo serviço de psicologia da unidade, sendo utilizada em sessões individualizadas.

Para Débora Lanôa, psicóloga do HYT, a ludoterapia é indicada para crianças entre 3 a 11 anos de idade, com as mais variadas demandas, que podem ser, dificuldades de aprendizagem, distúrbios comportamentais, traumas, abusos sexuais, pesadelos, dificuldades para dormir, dentre outros.

“É por meio do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem”, comentou Débora.

A psicóloga Andreza Oliveira complementa destacando que para alcançar melhores resultados, as primeiras sessões devem ser realizadas com os pais ou responsáveis pela criança.

Andreza ainda conta que o psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família. Em seguida, após as primeiras sessões, os atendimentos são realizados apenas com a criança.

“Sabemos que as crianças não expressam seus sentimentos e emoções como fazem os adultos, verbalizam menos e tem outras formas de comunicações. Por isso, o atendimento é feito de forma lúdica, ou seja, brincando, como por exemplo usando desenhos, jogos, massinhas de modelar, entre outros”, explicou Andreza.

A psicóloga ressalta que por meio do brincar a criança expressará seu mundo simbólico e, com auxilio do terapeuta, encontrará recursos de enfrentamento para se posicionar diante do mundo de forma saudável. “E tudo isso, sem prejuízos no seu dia a dia”, conclui.

Benefícios da ludoterapia

A ludoterapia traz importantes benefícios para o desenvolvimento emocional e pessoal para as crianças. Seguem alguns exemplos:

• Auxilia na exteriorização de sentimentos e emoções;
• Encoraja a autoexpressão;
• Permite a liberação de medos, angústias, apreensões, instabilidade, irritabilidade, insegurança, frustrações;
• Eleva a autoestima;
• Melhora as habilidades sociais e relacionamentos com pais, professores e colegas;
• Facilita a compreensão dos próprios sentimentos por parte da criança;
• Desenvolve a habilidade de lidar com frustração e situações difíceis;
• Previne futuros conflitos interpessoais.

“Por isso que a intervenção precoce é sempre a melhor solução para as nossas crianças”, enfatizou a psicóloga Milena Falcão.

Milena ainda ressalta que devido aos inúmeros benefícios da ferramenta, é importante que a família busque identificar sinais disfuncionais no comportamento da criança, como a agressividade, medo e choro em excesso. “Identificando uma possível necessidade, deve-se procurar um profissional de psicologia para realizar um avaliação”, diz.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde