Bloquinho de carnaval anima crianças em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas

Com muita música, cores e fantasias, os pequenos puderam sair da rotina hospitalar e se divertir com segurança

As crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, tiveram uma sexta-feira (25/02) muito divertida e colorida. Vestidos de personagens animados e super-heróis, seguindo os protocolos de saúde, os pequenos pularam muito carnaval no “Bloquinho da Pediatria”. A ação contou ainda com orientações para a correta higienização das mãos, essencial na prevenção de doenças.

A médica pediatra Francivalda Calçado explica a importância das comemorações das datas festivas para os pacientes internados. “É uma atividade que libera endorfina, gera sensação de bem-estar, proporciona alegria e contribui para a melhora do sistema imunológico. Além de ser uma maneira de fortalecer os vínculos familiares, já que há interação também com os pais”.

A ação, realizada todos os anos no Regional, contou com a participação de toda a equipe multiprofissional. “As crianças já acordam animadas porque sabem que vamos ter uma programação especial e preparamos tudo com muito carinho”, ressalta a médica. “Essas ações são essenciais, principalmente para as crianças que moram no nosso serviço e as em tratamento oncológico”, complementa Francivalda.

Larissa Stefane Costa, é cuidadora do Heitor Carlos Ferreira Moreira, de três anos, em tratamento de uma doença degenerativa rara, a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Neste ano, o pequeno foi à festinha de carnaval fantasiado de Capitão América e participou da brincadeira.

“O Heitor é morador do hospital, então essas ações são importantes para quebrar a rotina hospitalar e trazer momentos de felicidade para ele. Ele ama as novidades das datas comemorativas. Isso motiva até mesmo nós, que somos acompanhantes e estamos aqui todos os dias com eles”, destaca Larissa.

Bloquinho da Saúde

As comemorações de Carnaval no HRBA seguem as recomendações dos órgãos de saúde, devido a pandemia da Covid-19.

Com intuito de reforçar as orientações sobre distanciamento social, higienização das mãos e uso correto da máscara de proteção, o “Bloquinho da Saúde do HRBA” levou pelo segundo ano consecutivo orientações aos usuários.

A ação da unidade do Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, teve como foco os usuários que aguardavam por atendimento nas principais entradas da unidade.

“A gente tinha costume de pegar nas coisas sem se preocupar com a higienização das mãos. Hoje em dia, sabemos que é muito perigoso. Essa ação traz respeito pela vida do outro e pela própria vida”, alerta a acompanhante de paciente oncológico, Maria do Livramento Avelino de Araújo, de 59 anos.

A ação contou com palestras das enfermeiras do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), com apoio do setor de Humanização. Durante a atividade, além de distribuir frascos de álcool em gel, os profissionais ensinaram, com o apoio de uma pia móvel, o passo a passo e as técnicas corretas de limpeza das mãos.

Referência em tratamento da Covid-19

Desde março de 2020, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência para o tratamento da Covid-19 na região Oeste do Pará. Já foram realizados mais de cinco mil atendimentos relacionados aos casos suspeitos ou confirmados da doença.

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o HRBA realizou 1,1 milhão de atendimentos em 2021, entre internações, cirurgias, consultas, exames e urgência e emergência.

Com atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde), a unidade faz parte de um seleto grupo no Brasil – há seis anos consecutivos – que detém o certificado ONA 3 Acreditado com Excelência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde