Crianças internadas no Hospital Metropolitano participam de atividades sobre higiene das mãos

Com pintura, música e dança, a ação foi realizada pelo grupo de voluntariado “Adote um Sorriso”

Crianças internadas no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), gerenciado pela Pró-Saúde em Ananindeua, receberam visitantes especiais nesta semana.

Jovens voluntários do grupo “Adote um Sorriso”, que desenvolve ações em unidades hospitalares e comunidades da Região Metropolitana de Belém (RMB), motivaram os pacientes em atendimento nas enfermarias da clínica pediátrica e ensinaram como fazer a correta lavagem das mãos.

Enzo Lucas, de nove anos, está internado há onze dias no HMUE para se recuperar de uma fratura. Com um semblante cheio de curiosidade, o pequeno aprovou a atividade. “Foi muito legal entender como devemos lavar as mãos, eu gostei bastante”, conta o garoto que está ansioso para voltar para casa e reencontrar o irmão mais velho.

“Ele é muito unido ao irmão, inclusive foi brincando com ele que caiu e quebrou o braço. Em meio ao desconforto que é estar internado, os voluntários vieram para alegrar a nossa manhã”, relata Rosangela Figueiredo, mãe do menino.

Além da atividade de incentivo à correta lavagem das mãos, os pequenos dançaram, cantaram e ganharam desenhos para pintura com lápis de colorir. “O voluntariado faz parte do dia a dia do Metropolitano. Essas ações são importantes porque as pessoas pensam que o hospital é um ambiente somente de dor, e cabe a nós desmistificar isso”, ressalta a coordenadora de Projetos Sociais do HMUE, Roberta Cardins.

A correta higiene das mãos é um dos passos mais importantes para evitar infecções no hospital e também no ambiente doméstico. Os pequenos podem atuar como vetores dentro de suas casas, uma vez que fazem contato com várias superfícies e pessoas enquanto brincam e exploram o mundo.

“É fundamental agregar as crianças nessas atividades. Quando elas aprendem como fazer a correta higiene, se tornam educadores também”, explica a enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do Metropolitano, Silvia Estela.

Referência no tratamento de média e alta complexidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, pertencente ao Governo do Estado do Pará, é o único hospital público que possui um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) no Pará.

A unidade dispõe ainda de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica – exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).

Em 2021, o HMUE realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde