Bebê prematuro nasce no Hospital Bom Pastor e recebe cuidados até alta hospitalar

Sofia Eduarda dos Santos Moraes nasceu no Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), no dia 4 de março, pesando 1 kg e medindo 35 centímetros. A bebê nasceu prematura por meio de parto normal, com 32 semanas, chegou a pesar apenas 800 gramas, mas hoje está saudável e já recebeu alta da unidade. O trabalho desenvolvido pela equipe médica e de enfermagem do Bom Pastor foi essencial para que Sofia evoluísse bem do nascimento até a alta hospitalar.

Lucirene dos Santos Uchôa, de 23 anos, mãe de Sofia, chegou na unidade com um pouco de dilatação e uma ambulância foi solicitada para realizar a transferência da paciente para outro hospital onde seria realizado o parto.

Porém, enquanto Lucirene aguardava a chegada da ambulância, a dilatação aumentou e a equipe médica do Hospital Bom Pastor decidiu realizar o parto na unidade. Valéria Pereira de Souza, enfermeira e gerente de Enfermagem do hospital, e a técnica de enfermagem, Alzira Maria de Oliveira Souza, acompanharam a realização do parto.

Segundo a enfermeira Valéria, a equipe acreditou que a criança não tivesse sequer nascido viva, pois foi um parto complicado. Após o nascimento, a pequena Sofia foi encaminhada para o berçário do hospital, foi colocada na incubadora e no oxigênio. A médica pediatra que avaliou a bebê concluiu que a criança tinha condições de permanecer no hospital para adquirir peso até receber alta.

Durante o período que Sofia esteve no berçário, ela chegou a pesar 800 gramas. A bebê ficou cerca de 10 dias no berçário. A gerente de Enfermagem Valéria Pereira de Souza contou que no quarto dia, Sofia já começou a mamar. “Depois a bebê foi para um quarto, junto com a mãe, onde ficou até a alta”, explicou.

Valéria destacou que Lucirene, mãe de Sofia, acompanhou a evolução da filha, pois permaneceu no Hospital Bom Pastor durante todo o período que a bebê ficou internada sob cuidados médicos. “A mãe conseguiu acompanhar todo o processo e nós incentivamos essa participação”, ressaltou.

Após receber todos os cuidados médicos, evoluir satisfatoriamente e ganhar peso, a pequena Sofia recebeu alta do Hospital Bom Pastor no dia 31 de março. Nessa data, a criança já pesava 1,7 kg.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde