Arraial junino leva alegria para crianças em tratamento no Hospital Oncológico Infantil

Ao som das batidas regionais da marujada e do carimbó, as crianças em tratamento contra o câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, vivenciaram nesta-segunda-feira (24), uma das principais manifestações culturais do estado com o Instituto Arraial do Pavulagem. Os corredores do hospital foram transformados em um novo percurso para o tradicional cortejo do boi-bumbá e o desfile de chapéus de palha com fitas coloridas, realizado no mês de junho.

A passagem do Arrastão do Pavulagem abriu, pelo terceiro ano consecutivo, os festejos juninos para as crianças em tratamento no Hospital Oncológico Infantil. Neste ano, além de promover a cultura regional, o arraial da unidade, gerenciada Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), também abriu espaço para as tradicionais quadrilhas, concurso de fantasias típicas e brincadeiras, como explica Tirza Ferreira, supervisora de Humanização no Hospital.

“É importante darmos aos nossos usuários e acompanhantes a oportunidade de celebrar datas comemorativas, principalmente aquelas que tem um apelo cultural. Para alguns, é o primeiro contato com esse movimento cultural que é o Arrastão do Pavulagem”, destacou Tirza.

Foi o que aconteceu com o jovem Nilson Sena, de 13 anos. Em tratamento contra um linfoma descoberto há pouco mais de um ano, ele nunca tinha encontrado o boi do Pavulagem. “Foi a primeira vez que vi o boi. Gostei muito de festa”, contou o adolescente natural do município de Chaves, na Ilha de Marajó (PA) que, mesmo sem estar internado ou ter consulta marcada fez questão de participar da festa junto com a mãe, Célia Moraes.

Durante a tarde, depois da passagem do arrastão e a despedida do boi Pavulagem, a diversão para as crianças ficou por conta do desfile do concurso de fantasias juninas e da quadrilha no turno da noite. Os títulos de misses Caipira, Simpatia e Patchouli foram entregues às funcionárias do Hospital, e o de miss Boneca ficou com a pequena Rebeca Vitória Teixeira, de 3 anos, que veio fantasiada pela mãe Révelly Teixeira. “Sempre que o hospital organiza esses eventos, faço questão de trazer a Rebeca para participar, mesmo que estejamos internadas. O importante é que ela viva tudo isso”, conta a mãe.

Sobre o Hospital Oncológico Infantil

Administrado pela Pró-Saúde por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade pública de saúde referência para diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil. Inaugurado em 2015, o Hospital é o maior do país com atendimento público exclusivo para a oncologia pediátrica, com 89 leitos de internação, sendo 10 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em três anos foram mais de 800 mil atendimentos realizados, entre eles 87.384 sessões de quimioterapia e 41.049 consultas, com um índice de aprovação atual de 98% dos usuários.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde