HPEG

Após retomada dos atendimentos aos pacientes com Covid-19, jovem de 28 é o primeiro recuperado no Hospital Galileu

A unidade, localizada em Belém, retomou os atendimentos aos pacientes com o novo coronavírus na última terça-feira, 16, com 50 leitos de enfermaria e 10 de UTI exclusivos

O jovem Jean Pool Trindade, de 28 anos, celebrou a sua total recuperação na tarde desta segunda-feira, 22. Internado há seis dias no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), após contrair o novo coronavírus e ter parte do pulmão comprometido, Jean teve a saúde reestabelecida após os cuidados na unidade.

“Desde o início, quando peguei a doença, fiquei muito mal. Falta de ar, febre e dores eram constantes. Mas hoje, graças a Deus, estou 100% recuperado. Sou muito grato à toda equipe de médicos, enfermeiros e técnicos que cuidaram de mim e me apoiaram. Deixo aqui o meu muito obrigado”, disse.

Karina Trindade aguardava ansiosa a saída do esposo. “Estou muito feliz em poder levar meu marido de volta para casa. Sou muito grata ao hospital que auxiliou na recuperação dele”, comentou emocionada. O casal mora no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Para comemorar a sua saída, Jean ainda recebeu o certificado “Eu venci a Covid-19”, que será entregue pela unidade aos pacientes recuperados da doença.

O HPEG é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciado pela Organização Social Pró-Saúde. O hospital, referência em causos de traumas ortopédicos, voltou a atender casos de Covid-19 para auxiliar o sistema público de saúde do Estado.

Com início dos atendimentos na última terça-feira, 16, o Galileu conta com 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 50 leitos de enfermaria e exclusivos para os pacientes com a doença, transferidos de outras unidades de saúde por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde Pública (SESPA).

De acordo com Thiago Zaché, diretor Hospitalar, o suporte do HPEG neste momento aos pacientes com a Covid-19 demonstra a capacidade da unidade em se adaptar as necessidades da população.

“Desde o início da pandemia, demonstramos a nossa capacidade de adaptação na assistência aos pacientes. Este trabalho evidencia todo o esforço e dedicação de nossa equipe. A alta do paciente Jean será a primeira de muitas outras que acontecerão”, ressalta.

O diretor também destaca a importância da fé neste momento como reforço emocional aos profissionais. “Pedimos as bênçãos de Deus para que todos os nosso colaboradores sejam guardados e guiados por Ele durante todo esse trabalho”, conclui.

No ano passado, entre os meses de abril e junho, o HPEG recuperou 145 pacientes da Covid-19. A unidade, durante 49 dias, aturou de forma exclusiva no atendimento dos casos envolvendo o novo coronavírus.

Respeitando todos as exigências e protocolos de saúde, o hospital adequou 96 leitos clínicos e 10 de UTI, além de capacitar mais de 300 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde